TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO GIOVANA DOMINONI

Por:   •  28/8/2021  •  Bibliografia  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de História

Imperialismo

Sr. Millennium

Aluna: Giovana Dominoni

Turma: 2000

Nova Iguaçu, 2021.

CAUSAS DO IMPERIALISMO

                                        [pic 1]

  O imperialismo nasceu por conta de consequências causadas pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial deu resultado ao surgimento de novas máquinas, novos meios de transporte, novos meios de comunicação, além de ser a responsável pelo uso de combustíveis fósseis. Com o crescimento da indústria, o comércio se expandiu em escala global.

  Com a expansão do comércio por meio da Revolução Industrial, a produção de mercadorias cresceu muito. O crescimento na produção de mercadorias, fez com que os países ampliassem o acesso às matérias-primas utilizadas na produção, além de ampliar a sua capacidade de venda, sendo assim, eram necessários novos mercados consumidores.

  A busca por novos mercados consumidores começou, porque acreditavam que a grande quantidade de mercadorias produzidas seriam absorvidas com a expansão dos mercados consumidores. Com isso, surgiu o Neocolonialismo, que consistia em dominar política e economia em outras nações, criando estados fantoches com governantes que apenas seguiam ordens.

  Chegou um momento em que que não havia mais pra onde expandir território pra vendas, gerando conflitos territoriais na Ásia e na África

                         [pic 2]

CONSEQUÊNCIAS DO IMPERIALISMO

                                  [pic 3]

  O Imperialismo era muito forte no mundo todo durante 1884 e 1914, mas a presença dos colonizadores europeus esteve presente até a segunda metade do século XX. O Imperialismo deixou graves consequências na África e na Ásia, como:

  1. A demarcação de fronteiras artificiais gerou impactos negativos até hoje na África e causou inúmeras tensões entre as nações africanas.

  2. Durante o neocolonialismo, surgiu uma série de disputas étnicas influenciadas por ação europeia. Um dos casos mais notáveis aconteceu em Ruanda, região que havia feito parte do Congo Belga. Em 1994, um massacre de grandes proporções aconteceu no país, e hutus foram responsáveis pela morte de aproximadamente 1 milhão de tutsis.

  3. A exploração econômica deixou marcas profundas e, até hoje, a maioria absoluta dos países africanos sofre com economias instáveis.

  4. Os nativos foram sujeitos a uma violência escabrosa. Um caso notável foi no Congo Belga, quando 10 milhões de pessoas morreram fruto da violência colonial dos belgas.

CONSEQUÊNCIAS DO IMPERIALISMO NOS DIAS ATUAIS

  Uma das mais delicadas questões pode ser observada com relação ao processo de ocupação territorial. Muitas vezes, ignorando a historicidade e as diferenças dos povos de uma mesma localidade, os imperialistas fizeram com que um mesmo território agrupasse etnias e tribos rivais. Com isso, mesmo após a saída das potências industriais, estas regiões se mostram assoladas por conflitos, guerras civis e eventos genocidas de razões diversas.

  Além disso, devemos enfatizar que a presença estrangeira foi acompanhada por um desenfreado interesse de se extrair ao máximo as riquezas naturais dos espaços colonizados. Dessa forma, nações que hoje poderiam usufruir de uma situação econômica e social de maior estabilidade, enfrentam o desafio de suportar a carestia de recursos considerados fundamentais para a sustentação de seu povo. Atualmente, várias regiões dominadas enfrentam os perigos da miséria e da pobreza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (259.2 Kb)   docx (254.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com