TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Trabalho Escolar: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  8.591 Palavras (35 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMINICAÇÃO - ICSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS-ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SANTOS 2014

DESENVOLVIMENTO E TREINAMENTO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO.

Trabalho de Curso apresentado ao Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas. Orientador:

Santos

2014

“O futuro das organizações – e nações – dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente.” (Peter Drucker)

RESUMO

Tendo em conta a evolução do ambiente empresarial, o sucesso das organizações depende de cada vez mais do fator humano. Se no passado os funcionários eram vistos como meras ferramentas de produção, hoje eles representam uma importante fonte para obtenção de vantagens competitivas. Para competir no atual ambiente globalizado, as organizações tende a valorizar as habilidades, os conhecimentos e as experiências de seus recursos humanos. Nesse contexto, torna-se fundamental para a sobrevivência de uma organização atrair, desenvolver e reter trabalhadores competentes que lhe permitam alcançar os objetivos estabelecidos. Em comparação com os outros recursos restantes, como o capital, o tempo, a informação, os equipamentos, os materiais etc., as pessoas têm um conjunto de especialidades que as tornam mais complexas de gerir por causa de sua imprevisibilidade. Como uma organização é formada por um grupo estruturado de pessoas que se juntam para alcançar objetivos em comum, desenvolver pessoas se torna uma grande vantagem competitiva empresarial e ao mesmo tempo motiva os funcionários que estão realmente dispostos a alcançar as metas estabelecidas pela organização.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 5 2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA ............................................................................... 6 2. 1 GESTÂO DE PESSOAS .................................................................................. 6 3 RECRUTAMENTO .................................................................................................. 8 4 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS .................................................................... 9 5 TREINAMENTO .................................................................................................... 10 5.1 LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO ..................... 12 5.2 TIPOS DE TREINAMENTO ............................................................................. 13 5.3 AVALIAÇÕES DA EFICÁCIA DO TREINAMENTO .......................................... 15 6 AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO ....................................................................... 17 7 PROCESSOS DE REMUNERAR PESSOAS ........................................................ 19 9 ESTUDO DE CASO .............................................................................................. 22 9.1 EMPRESA ...................................................................................................... 22 9.2 ORGANOGRAMA ........................................................................................... 24 9.3 PRODUTOS E CLIENTES .............................................................................. 25 9.4 PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO E ASPECTOS RELEVANTES ....................................................................................................... 25 9.5 AMBIENTE COMPETITIVO: POSICIONAMENTO ......................................... 27 9.6 ESTAGIO DA INTRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS ........................... 27 10 OS PROCESSOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO ESTUDADA. .............................................................................................................. 28 10.1 QUESTINÁRIO ............................................................................................. 28 11 SUGESTÕES DE MELHORIAS .......................................................................... 30 12 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................ 32 13 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................... 33

5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade analisar a importância de gestão de pessoas dentro de uma organização, a fim de oferecer uma visão ampla, e assim dando ênfase no desenvolvimento e treinamento de pessoas. Segundo Dutra (2013) gestão de pessoas, trata de um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas, para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo. Foi desenvolvida uma pesquisa com os funcionários da empresa CONSTRODECOR-S/A, DICICO NOVA ENSEADA, sendo uma empresa de grande porte que atua na comercialização e distribuição de produtos tangíveis de materiais para construção. Buscamos propor sugestões de melhorias para a empresa, de acordo com as teorias de estudo, de forma a contribuir significativamente com o alcance dos seus objetivos, podendo assim a organização aplicar os conceitos de treinamento e desenvolvimento em seus colaboradores nos requisitos necessários, a fim de competir no mercado atualmente concorrente, desenvolvendo as competências de seus colaboradores, disseminando os valores, a missão, a visão, os objetivos as metas da organização.

6

2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2. 1 GESTÂO DE PESSOAS

Segundo Sobral (2013), a gestão de pessoas refere-se à concepção e a aplicação de sistemas formais para garantir o uso eficaz e eficiente do talento humano na realização dos objetivos organizacionais. Refere-se a práticas e políticas necessárias para conduzir os aspectos relacionados com as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com