TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabalho De Fisiologia

Dissertações: Tabalho De Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS- UNIPAM

ESTUDO DIRIGIDO 1

Curso: Medicina Veterinária

Disciplina: Fisiologia Veterinária II

Aluno (a):______________________________________________

1) Qual é a principal função do sistema digestório?

O sistema digestório tem como função promover a digestão, absorção e metabolização dos alimentos que ingerimos, sejam eles sólidos ou líquidos.

2) Explique os mecanismos de regulação intrínseca e extrínseca do TGI.

3) Como atua o sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático) sobre a função digestiva?

O parassimpático, através do nervo vago, estimula o TGI e promove o aumento dos movimentos e das secreções, ao longo de todo o TGI. Pode-se afirmar que o sistema nervoso parassimpático é o responsável pela digestão e absorção dos alimentos. Já o sistema nervoso simpático tem função de inibir as funções digestórias, inibindo os neurônios do mioentérico e inibindo todas as secreções e movimentos ao longo do TGI. Além disso, o simpático desvia a circulação sanguínea para os músculos, o que tira sangue e O2 do TGI, o que obviamente, dificulta a digestão. Por isso pode-se afirmar que exercício físico e digestão não devem ocorrer ao mesmo tempo.

4) Descreva as etapas básicas do processo de digestão em monogástricos.

5) Cite cinco hormônios que exercem influências sobre as funções gastrointestinais e discuta o local onde ocorre sua produção, sob quais estímulos esse hormônio é produzido, onde atua e quais são suas funções.

Células enteroendócrinas estão presentes por todo tecido gástrico, intestinal e pancreático. Estas células sintetizam hormônios peptídicos e aminas que são liberados em resposta a algum estímulo.

Estes hormônios podem agir de duas formas, ser liberado no sangue e exerce sua ação em um órgão distante ou ser liberado para agir localmente (ação parácrina). Vários hormônios agem como hormônio circulantes, como a gastrina, a colecistoquinina (CCC), a secretina, a motilina, o enteroglucagon e o peptídeo YY (PYY).

As células que secretam gastrina, CCC e secretina estão localizados no estômago e no intestino proximal, e são os primeiro hormônios estimulados pelo conteúdo e estão envolvidos no início das fases gástrica e intestinal da digestão. Contrariamente, o enteroglucagon e o PYY estão localizados no intestino delgado distal e estes são responsáveis pelo retardo do esvaziamento gástrico e o trânsito pelo intestino delgado, promovendo absorção aumentada neste último segmento (ex: ingestão de gordura).

6) Explique a atividade elétrica do músculo liso no TGI (ondas lentas e potenciais de ponta).

O TGI possui uma extensa rede de nervos e corpos celulares neurais contidos na parede do próprio TGI, desde o esôfago até o ânus. Esse sistema é chamado de sistema nervoso intrínseco do trato gastro intestinal ou sistema nervoso miontérico. Essa rede neural é capaz de gerar impulsos regulares que percorrem o TGI levando a movimentos peristálticos ou de mistura. Isso ocorre porque os neurônios do sistema mioentérico apresentam o que chamamos de de ondas lentas, que são pequenas despolarizações que ocorrem com frequência constante. Elas acontecem porque a bomba de Na/K desses neurônios permite variações do potencial de repouso de -70 mV a -50 mV. Esse valor se aproxima do limiar do potencial de -40 mV e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com