TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Ensaios: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 2

ELETROCADIOGRAMA

A eletrocadiograma é um conjunto de métodos para o registro da atividade elétrica associada à contração muscular, ou seja, é uma técnica de monitoramento da atividade elétrica das membranas excitáveis, representando a medida dos potencias de ação do sarcolema, como efeito de voltagem em função do tempo. O sinal eletromiográfico (EMG) é a somação algébrica de todos os sinais detectados em certa área, podendo ser afetado por propriedades musculares, anatômicas e fisiológicas, assim como pelo controle do sistema nervo periférico e a instrumentação utilizada para a aquisição dos sinais (ENOKA,2000).

A eletromiografia é uma ferramenta importante na análise clínica da marcha, fornecendo informações relevantes sobre o timming de ativação da musculatura envolvida no movimento, a intensidade de sua ativação, a duração de sua atividade e a variabilidade ciclo a ciclo.

O sinal EMG é adquirido por um eletromiógrafo que tipicamente está acoplado a um computador. O sinal EMG captado no corpo humano é um sinal analógico (um sinal contínuo no tempo) que então deve ser convertido para sinal digital (um sinal discreto, que é definido somente para certos intervalos de tempo), para poder ser registrado pelo computador. Para tanto, certos parâmetros devem ser ajustados na aquisição do sinal EMG, dependendo da tarefa e objetivos para posterior análise. Os principais parâmetros são: frequência de amostragem, componentes como eletrodo, amplificadores, filtro, conversor analógico/digital, além do equipamento de armazenagem dos dados (computador).

Os eletrodos são dispositivos de entrada e saída de corrente em um sistema elétrico. O eletrodo é o local de conecção entre o corpo e o sistema de aquisição.

Existem diversos tipos de eletrodos, delineados para diferentes tipos de aquisição, tarefa, natureza da pesquisa e músculo específico. Em se tratando de músculos profundos ou pequenos, utilizam-se eletrodos de fio ou de agulha, pois esses possuem pequena área de detecção e são limitados nos estudos de unidades motoras. Para análise das unidades motoras, utilizam-se eletrodos de agulha, pois possuem menor área de detecção, embora sejam críticos em atividades de contração forçada ou por influência considerável de dor (DE LUCA, 1997).Muitos outros tipos de eletrodos têm sido confeccionados para diferentes propostas, como eletrodos de “malha” (array), utilizados para aquisição das características de propagação dos potenciais de ação das fibras musculares. Entretanto, neste texto serão enfatizados apenas os eletrodos superficiais, por sua aplicabilidade ao contexto em questão.

Os eletrodos superficiais são aderidos à pele, constituindo uma superfície de detecção que capta a corrente na pele através da interface pele-eletrodo. São geralmente compostos por um sistema Ag-AgCL associado a um gel condutor (eletrólito). Contudo, qualquer combinação metal/gel que permita reação eletrolítica pode servir (DE LUCA, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com