TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teatro De Amamentação

Dissertações: Teatro De Amamentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 6

Lactose

Apresentação: Nós iremos apresentar um teatro sobre a amamentação de bebês de até seis meses, levaremos em conta a sabedoria de cada mãe e, tentaremos dar-lhe mais informações de uma forma direta para que ela possa entender.

Narrador: Uma palestra ministrada pela Nutricionista Ágata, será feita para mãe do Rio de Janeiro, a palestra tem a intenção de mostrar as mães e futuras mães que sempre é possível agregar conhecimentos. A nutricionista tem a tarefa de fazer as mães entenderem que tudo que comem deve ser levado em conta e, também, o tipo de alimentação que oferecem a seus bebês.

A nutricionista entra na sala, e se prepara para apresentar a palestra, logo em seguida as mãe também entram e se sentam na frente da nutricionista

Nutricionista: Bom dia, meu nome é Ágata e faço parte do Centro de Incentivo á Nutrição e qualidade de vida. Gostaria de abordar com você hoje, temas como a alimentação da gestante e do bebê.

(Introdução ao assunto) No período de formação do bebê, o corpo da mãe utiliza uma parte de líquidos e energia oriundos da alimentação que ajudam no crescimento e na manutenção dos artifícios que protegem o feto, como a placenta e o líquido amniótico. A outra parte da energia fica retida em forma de gordura, localizando-se no abdômen, costas e coxas, sendo utilizada no decorrer da gravidez e do aleitamento. Porém, caso haja um exagero no consumo de calorias, a energia ficará armazenada como gordura localizada.

A gestante não deve nem pensar em perder peso por estar insatisfeita com os quilinhos a mais, já que as deficiências nutricionais podem interferir na formação e no crescimento do bebê. Todas as vitaminas são importantes no período em que o feto está em desenvolvimento. O ácido fólico, o ferro e o cálcio, por exemplo, são elementos fundamentais para que a gravidez ocorra normalmente.

1ª mãe gravida: Que tipo de alimentos devemos comer? Pergunta.

Nutricionista: Tenho uma colega nutricionista do Centro de Incentivo à Nutrição e Qualidade de Vida, Gabriela Gasperini elaborou uma dieta para a gestante. Que consiste em 9 alimentos que toda grávida deve consumir em cada mês.

1o mês – Brócolis...

2ª mãe com um bebê: Brócolis... mas isso é bom mesmo? Questiona.

Nutricionista: Sem duvida, o brócolis é um alimento rico em ácido fólico (vitamina do complexo B), presente em outras folhas verde-escuras, como o espinafre, e também no aspargo, nas frutas cítricas e na gema de ovo. Um dos alimentos com maior concentração de água, o brócolis oferece uma boa dose de antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas. A mulher precisa duplicar o consumo de ácido fólico a partir das primeiras semanas de gestação, pois a propriedade ajuda nas primeiras formações do corpo do bebê.

2o mês – Banana

Rica em carboidratos, contém vitamina B6, que, se ingerida no início da gravidez, auxilia na formação do feto e ainda diminui os enjoos. A vitamina B6 que a fruta possui também pode ser encontrada em diversos alimentos, como legumes, peixes e carnes magras.

3o mês – Iogurte

Além de ser um “santo” remédio para aumentar a imunidade da mãe e do bebê, a bebida dá conta do relógio biológico e do funcionamento do intestino.

4o mês – Abacate

Fruta rica em magnésio, que ajuda a combater as câimbras e também as contrações uterinas antes da hora. Gabriela aponta, ainda, outra vantagem da propriedade. “O magnésio na gravidez ajuda a combater o cansaço e a fadiga”, explica.

Na lista do magnésio, também marcam presença os cereais integrais, feijões, ervilhas, soja, nozes, cacau e água de coco.

5º mês – Cereais integrais.

3ª mãe gravida: Mas eu não vou perder peso comendo cereais integrais? Se preocupa ela.

Nutricionista: Não, eles fazem muito bem. Os cereais integrais podem evitar a constipação intestinal, problema muito comum nesse período. Sendo assim, o segredo é aliar o alimento rico em fibras a uma boa hidratação. Fora isso, as grávidas devem consumir tanto as fibras solúveis (encontradas nas frutas), como as insolúveis (presentes em legumes e verduras).

6o mês – Acerola

Alimentos ricos em vitamina C, como a acerola, aumentam a imunidade, ajudando na prevenção de infecções, gripes e resfriados. Além disso, melhoram a absorção de ferro no corpo, importante propriedade obtida nas carnes, verduras escuras e no feijão.

7o mês – Leite e derivados nas suas versões mais magras

Os leites e derivados são muito importantes para o desenvolvimento saudável dos ossos, uma vez que são ricos em cálcio. Se a gestante ingerir poucos alimentos ricos em cálcio, este mineral acaba sendo retirado de seus próprios ossos.

Muitos alimentos comuns na dieta dos brasileiros são ricos em cálcio. Nesta lista, aparecem as folhas verdes (como brócolis, espinafre, couve, salsa, manjericão, mostarda), peixes (por exemplo, salmão e a sardinha) e muitos grãos e cereais – como o feijão, a castanha do Pará e a semente de gergelim.

8o mês – Salmão

O peixe é rico em ômega 3, óleo essencial que ajuda a criança em seu desenvolvimento físico e cognitivo, prevenindo a hiperatividade, ansiedade e impulsividade ao longo da vida. Esse óleo também pode ser encontrado em outros peixes, como atum, sardinha e arenque. As nozes, castanhas, avelãs e sementes, tanto de linhaça, como de chia, também possuem o ômega 3.

9o mês – Amêndoa

Comer amêndoas está mais do que permitido nas últimas semanas de gravidez, pois elas são ricas em ácidos graxos poli-insaturados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com