TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempestade de idéias?

Tese: Tempestade de idéias?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Tese  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

Tempestade de ideias?

Você sabe o que é brainstorming?

Bom, a Wikipédia define brainstorming da seguinte forma:

“O brainstorming (literalmente “tempestade cerebral” em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo – criatividade em equipe – colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.”

Traduzindo, é uma técnica que, se bem executada, vai permitir com que você tenha boas ideias para a sua redação.

“Criatividade é inteligência divertindo-se.” (Retweet Isso)

Como utilizá-la?

Primeiro, quero que você tenha em mente alguns aspectos importantes. De início, você deve levar em consideração a “lei da probabilidade”. O que quero dizer com isso?

Quero dizer que quanto mais ideias você tiver, maior será a probabilidade de que uma delas seja boa. Pra isso, você precisa “baixar sua guarda” e não se questionar sobre o que é, ou não é, válido no momento.

Lembre-se: o momento da elaboração de ideias é o momento da elaboração de ideias. Ponto. A fase pela qual elas passarão por um processo de análise, julgamento e validação é posterior a essa. Logo, tenha ideias sem restrição.

Provavelmente, já deve ter acontecido com você de, em uma prova de redação, ter tido algumas ideias, mas, assim que elas vêm a sua cabeça, você imediatamente pensa “não, essa não é boa o suficiente”.

E o que acontece muito frequentemente é que, lá por volta da quinta ideia, você entra em desespero e simplesmente trava.

Sim, isso já aconteceu comigo várias vezes durante o período escolar. Porém, a verdade é que quando eu não era tão crítico, as ideias simplesmente fluíam e, consequentemente, a redação era feita absolutamente sem esforços. E mais: eu tirava boas notas!

Então, já sabendo sobre a importância de deixar as ideias emergirem sem julgá-las, você também deve escrevê-las no papel. A verdade é que nosso cérebro não trabalha de forma linear e se você não separar uma folha de papel para fazer como rascunho de suas ideias, você, provavelmente, poderá “perder” algumas delas.

Não sei se isso já aconteceu com você, mas comigo já aconteceu algumas vezes: durante um sonho, você está lá, todo feliz, teve uma ideia que vai revolucionar a sua vida e quando acorda: “putz”, esqueceu o sonho.

Acredite, não é a coisa mais agradável do mundo. Portanto, anote as suas ideias. :)

Outro ponto importante: é aconselhável que esse seu brainstorming de elaboração de ideias para a sua redação não dure mais do que 10 minutos. Normalmente – e aqui vai uma dica que eu considero muito boa – eu gosto de ler a proposta de redação no início e fazê-la no “meio da prova”.

A verdade é que o simples fato de tomar conhecimento da proposta de redação logo no início e deixá-la para começar apenas no “meio da prova” me ajuda a ter, nesse pequeno intervalo de tempo, várias ideias interessantes.

O meu cérebro subconsciente está trabalhando pra que, de alguma maneira, eu já comece a produzir novas ideias desde então e, por consequência, eu tenha mais facilidade na escrita depois.

Mais uma coisa que você deve levar em consideração é a criação de mapas mentais. Como eu disse, nosso cérebro não trabalha de maneira linear, de modo que as ideias fluem pela nossa cabeça de uma maneira totalmente desordenada.

Você deve anotá-las primeiramente em um rascunho e transferi-las para um mapa mental, onde você poderá ver de maneira muito mais nítida a sua redação tomando forma.

Mas, e as ideias?

Mas, e então, como ter ideias se não sei nada sobre o tema da redação? Calma que já chegamos lá. :)

Quero que você saiba que um brainstorming é dividido em 3 partes principais, mas além disso quero mostrar a você como utilizá-las em sua redação.

As 3 partes são: encontrar os fatos, geração da ideia e encontrar a solução.

Encontrar os fatos

Esta parte é dividida em duas subpartes que são: encontrar o problema e sua consequência.

Iniciemos por “encontrar o problema”.

Como você sabe – ou pelo menos deveria saber –, a proposta de redação do Enem pede que você proponha uma solução para um problema específico, sempre respeitando os direitos humanos. Seja uma proposta de intervenção ou conscientização social, por exemplo.

Bom, então não precisamos pensar muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com