TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Artigo: Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Tempos Modernos

O filme tempos modernos retrata a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, logo após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte americana , levando a maior parte da população ao desemprego, fome e a miséria. O filme mostra a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.

O protagonista do filme é o ator Charles Chaplin, o qual interpreta o papel de operário de uma fabrica cuja sua principal função é apertar parafusos em grande velocidade, no entanto de tanto realizar essa tarefa sobre pressão psicológica o homem passa a ter sérios problemas emocionais que perde razão de tal forma que acha que tudo que se parece um parafuso deve ser apertado, como por exemplo, o botão de uma blusa.

Chaplin então é demitido do trabalho e internado em um hospital, após um tempo se recupera e sai mais com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: correria do dia a dia, poluição sonora, confusões entre as pessoas, congestionamentos, desemprego, fome etc.... Passando pelas ruas da cidade, nota um pano vermelho caindo de um caminhão, e ao pegar o pano para ser devolvido ao motorista atrai um grupo enorme de manifestantes que passava pelo local no momento. Por engano a policia o prende confundindo com um líder comunista, simplesmente por estar com o pano vermelho, parecido com uma bandeira em frente há uma manifestação. Após passar um tempo preso o operário é solto pela policia por agradecimento, uma vez que ele ajudou a policia na tentativa de fuga de um traficante de drogas. Nesse momento surge então uma moça pobre que se recusa a passar fome e rouba alimentos para comer e distribui as demais pessoas, pois o pai foi morto em uma manifestação de desempregados e ar irmãs pequenas são internadas em um orfanato. Numa de suas tentativas de roubar comida Charles Chaplin assume a autoria do roubo para que a moça não seja incriminada, mais a policia percebe o engano e ele é liberado.

Quando vê a moça sendo presa ele arma um esquema para ser preso, decide roubar comida em um restaurante e os dois são colocados no mesmo camburão, nisso ocorre um acidente e os dois conseguem fugir e decidem morar juntos.

Ele então consegue um emprego como segurança em uma loja, mais é demitido por dormir no expediente e por não ter conseguido evitar um assalto. Depois disso consegue um emprego em outra fabrica consertando máquinas, mais é preso novamente por desacato à autoridade. Depois de um tempo a moça o aguarda na porta da prisão e o leva para um barraco. A moça então consegue um emprego como dançarina e arruma um emprego pra ele como garçom na cafeteria. Os dois são um sucesso, arrancam muitos aplausos , mais quando tudo parecia estar indo bem surge a policia novamente com os dados da moça e com ordem judicial para leva-la pra o orfanato e os dois fogem e tentam recomeçar uma nova vida com dignidade.

Analisando o filme são percebidas as várias criticas que o criativo Chaplin mostrou em tempos modernos, ele trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais ricas, além de mostrar também que a mesma sociedade capitalista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com