TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Piaget

Dissertações: Teoria De Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Os ciclos acima definidos não são diferentes daqueles que explicam o processo de aprendizagem em praticamente todas as teorias interacionistas formuladas por diversos autores, tais como, Piaget (1976), Vygotsky (2000), Wallon (1989).

Os cursos para construção do conhecimento, via rede, podem utilizar ambientes de suporte para Educação a Distância, os quais constituem um espaço virtual organizado que pode facilitar as interações por meio de Chat, Fórum ou Grupo de Discussão, Correio, Portfólio e outras. Por outro lado a bibliografia especializada enfatiza que o computador é uma ferramenta adequada para proporcionar a construção do conhecimento mediante a utilização de software educativo abertos, software aplicativo na educação ou com software utilitário para educação.

Softwares aberto na educação, apresentam flexibilidade suficiente para desenvolver uma proposta de ensino e também apresentam facilidades para se desenvolver outras funcionalidades; tais como: linguagem de programação – Pascal, Fortran, Java, Delphi; família da metodologia logo – MicroMundo; software de modelagem; editores de textos gerais; planilhas eletrônicas gerais.

Os Softwares aplicativos na educação, são programas de computadores que possuem uma proposta de ensino em sua funcionalidade principal, isto é, permitem cumprir ou apoiar funções educativas com aplicações que contribuem diretamente para o processo de ensino e aprendizagem, tais como: Instruction Auxilied Computer (CAI), Tutoriais, Balança interativa, Table Top e MathLab, etc.

Os Softwares utilitários na educação, são aqueles úteis para apoiar uma proposta pedagógica de ensino aplicada com auxílio de computadores. Ex. plataforma virtual de aprendizagem – Aula Net, TelEduc, Webcit; software de autoria – Flash, PowerPoint, visual class; Editores de textos gráficos; softwares com bibliotecas icônicas – Paint, CorelDraw e Photoshop, etc.

2.2.2 Relação custo benefícios EaD versus ensino presencial

De acordo com Campos (2003), o uso dessa alternativa, como um meio para generalizar a oferta ao ensino superior, ocorre no plano mundial. Alguns indicadores econômicos justificam que a modalidade à distância pode ser um recurso extremamente interessante para baratear os custos da educação superior. Existem universidades que trabalham com a modalidade à distância em alguns países.

As consideradas macro-universidades são as maiores e estão localizadas nos seguintes países: na Espanha, na Inglaterra, China, Índia, países do sul da África, Tailândia, Turquia, Irã, França, Indonésia e Coréia do Sul. Para exemplificar, Daniel (1999), descreveu o conceito de macro universidades, como aquelas que têm mais de 100.000 alunos tanto na modalidade de EaD como presencial, são apontadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com