TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Jean Piaget

Tese: Teoria de Jean Piaget. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Tese  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 2

Como se passa de um estado de menor conhecimento para um estado de maior conhecimento?

Teoria de Jean Piaget

Para ele a aprendizagem é construída internamente e depende do nível de desenvolvimento do sujeito. Como o ser humano, então elabora seus conhecimentos?

Para isso ele procurou estudar os processos de formação de pensamento da criança.

O processo de desenvolvimento depende dos fatores internos que são os processos mentais, depende da maturação e do conhecimento com o meio.

Quando uma criança tenta pegar um objeto, mas não consegue, essa é uma resistência que acontece no meio, faz com que ele crie um novo esquema mental, pois ela precisa puxar se não consegue pegar. O que acontece e que pode ser reparado na escola é que dessa forma, os seus esquemas, precisam ser aperfeiçoados.

Devemos analisar que o crescimento individual é de compreender as diferentes maneiras de pensar da criança nas diversas faixas etárias.

O aluno deve ser ativo, então, a aprendizagem e constituída internamente e depende do nível de desenvolvimento do aluno, do sujeito.

Os professores erram na forma de analisar o tipo de raciocínio do aluno, então o erro é um erro construtivo.

Para isto, criou conceitos pelo qual o indivíduo passaria ao longo de sua vida sedimentando este processo de desenvolvimento cognitivo.

Os primeiros seriam de adaptação, assimilação e acomodação. Delval (1998, p. 63), aborda de forma muito clara este conceito importante da teoria psicogenética:

No momento do nascimento, a criança dispõe de uma série de condutas reflexas como sugar, chorar, espirrar, agarrar [...]. A partir deste momento irão se produzindo, por diferenciação, outras condutas mais complexas que são chamadas de esquemas, que seriam unidades básicas da atividade mental. Este processo de diferenciação é o resultado da adaptação do organismo ao meio, adaptação que lhe permite sobreviver quando há mudanças nas condições ambientais.

Adaptação

Define-se aqui como a conservação, pela sobrevivência, isto é equilíbrio entre o organismo e o meio.

Assimilação

Pode ser compreendida objetivamente como a incorporação pela modificação do meio, que pode ser de forma física ou psíquica.

Acomodação

Seria objetivamente, a modificação do organismo em decorrência da assimilação.

Esquemas

Podem ser compreendidas como pré-formas de ação, já bem sucedidas, que o organismo tende a repeti-las nas diversas situações, enquanto não encontre uma situação em que seja necessário adquir novos esquemas de ação, por aqueles não darem mais resultado.

Referencias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com