TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Construtivista De Jean Piaget

Artigos Científicos: Teoria Construtivista De Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria construtivista Jean Piaget

Teoria construtivista de Jean Piaget, um homem que diz que a nossa inteligência é construída ao longo de nossas vidas com a sociedade.

Foi Jean Piaget quem deu início nos estudos sobre a Teoria Construtivista, em que relata que o desenvolvimento da espécie humana é estruturado a partir do seu nascimento até a sua idade adulta. Segundo ele, o indivíduo não possui conhecimento determinado quando nasce e sim, aprende ao decorrer da vida com as pessoas que vivem ao seu redor. Todo o saber é uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, ao longo da juventude e, por fim ficando adulto, interagindo tanto de modo físico como cultural com a sociedade. Piaget desenvolve estágios para explicar a evolução da inteligência humana.

Estágio sensório motor

São os primeiros dezoito meses de vida do indivíduo, em que ele obtém o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre o próprio corpo com os objetos.

Estágio pré-operatório

Desenvolve-se durante a idade de dois a seis anos, onde a criança consegue reproduzir imagens mentais, tem intuição dos fatos, possui uma linguagem com boa comunicação e é atenciosa em tudo que está ao seu redor.

Estágio operatório concreto

Encontra-se dos sete aos onze anos, quando já começa a ter uma linguagem mais social, possui capacidade de classificar as atitudes más das boas, pensa melhor e tem maior facilidade para se agrupar aos outros.

Estágio das operações formais

Dos doze anos em diante, é o estágio de transição entre a adolescência para a idade adulta, ao longo do tempo vai adquirindo conhecimento, pensa com mais paciência em suas atitudes e tem a linguagem como suporte do pensamento conceitual.

A teoria de Jean Piaget é estudada por muitas pessoas, mas o seu objetivo principal é nos mostrar que a inteligência do ser humano é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio em que vive, ou seja, adquirimos conhecimento através das experiências que vivemos ao longo de nossa vida aqui na terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com