TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto E Contexto

Artigo: Texto E Contexto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

TEXTO E CONTEXTO – UNIDADE 1

Locutor: quando alguém organiza sua interação em direção a alguém em dado contexto.

Receptor ou alocutario: a pessoa que vai nos ouvir, mas não de forma passiva. Ela também tem valores, objetivos, vontades.

Na comunicação, as pessoas se colocam como interlocutores, pois estão ao tempo todo materializando seus interesses na comunicação, se responsabilizando pelo que dizem.

Chamamos de “gênero textual” cada modo de organizar a linguagem, de acordo com as situações comunicativas que vivenciamos. Alguns gêneros textuais: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio e assim por diante.

O que é linguagem?

Define-se como linguagem qualquer sistema de signos socializado. Nesse sentido, podemos falar em linguagem da moda, linguagem do jornalismo, linguagem televisiva, linguagem cinematográfica, linguagem culinária, linguagem fotográfica, entre muitas outras.

Em cada situação de comunicação, a linguagem organiza-se de acordo com certos objetivos. Para Jakobson, cada função da linguagem está ligada a um dos elementos da comunicação.

CONTEXTO (função referencial)

REMETENTE MENSAGEM (função poética) DESTINATÁRIO (função conativa)

CANAL (função fática)

CÓDIGO (função metalinguística)

Sintetizando as funções da linguagem, temos:

Função emotiva: é quando o texto, numa dada situação comunicativa, centram-se no emissor.

Função conotativa: É quando o texto numa dada situação comunicativa, centram-se no receptor/destinatário.

Função Poética – Diferentemente do que se pode imaginar, a função poética não deve ser associada apenas à poesia. Todo uso de linguagem que procura ir além apenas do sentido imediato da mensagem. É quando o texto é construído de forma mais sugestiva, despertando o imaginário do receptor.

Função Referencial - Também chamada de denotativa, está ligada ao contexto da situação de comunicação. Não diz respeito ao “eu” emissor nem ao “você” receptor; associa-se ao “ele” ou “isso”, qualquer outra pessoa, assunto, acontecimento.

Função Fática - Centrada no contato. São textos compostos para iniciar, manter ou encerrar uma dada comunicação. Segundo Vanoye, “a função fática manifesta essencialmente a necessidade ou desejo de comunicar”.

Função metalinguística - Centrada no código. Novamente segundo Vanoye, “Tudo o que, numa mensagem, serve para dar explicações ou precisar o código utilizado pelo destinador (ou emissor) concerne a essa função”.

VARIEDADES LINGUISTICAS – UNIDADE 2

Todos nós passamos por situações como essas no dia a dia e fazemos escolhas linguísticas, de acordo com cada situação. Desse modo, pode-se compreender que não está “errado” mudar a forma de falar nas diferentes situações de comunicação vividas. Essa é apenas uma adaptação da fala ao contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com