TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Publicitário

Dissertações: Texto Publicitário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 9

Texto Publicitário

O texto publicitário tem a função de atrair a atenção dos possíveis consumidores para com o produto ou serviço, convencendo a comprar. Pode variar de acordo com as estratégias escolhidas. Apesar do objetivo principal deste tipo de texto ser convencer o leitor a adquirir ou fazer alguma coisa, este objetivo também pode ser adquirido através de outros tipos de texto como argumentativos, narrativos ou descritivos. Sendo os argumentativos para expor os motivos pelos quais a pessoa deve comprar o produto ou serviço; os narrativos fazem a apresentação do produto/serviço ou empresa contando uma historia e os descritivos mostram as características especificas do produto/serviço ou empresa.

O texto publicitário pode ser dividido em duas vertentes: a apolínea, que é baseada em argumentos e narrativa racional e a dionisíaca, capaz de despertar emoções no leitor.

Para escrever um bom texto publicitário é preciso criatividade para seduzir e criar cumplicidade com o leitor, podendo muitas vezes alterar sua atitude. No entanto não é necessário apenas criatividade, é necessário que se conheça bem o produto ou a empresa, e saber as melhores formas e técnicas de persuadir.

Características do texto publicitário:

Para atrair a atenção dos leitores, o texto publicitário costuma conter figuras de linguagem como metáforas, metonímias, antonímias, etc.

Além disso, existem alguns efeitos que são usados para causar emoções nos leitores.

 Efeito banalidade vs efeito surpresa - Quando uma situação aparentemente normal evolui e chega a uma conclusão inesperada.

 Efeito surpresa aliado com humor ou ironia.

 Diferentes formas fônicas, marcadas pela musicalidade. Ex: Dress to Impress

Estrutura do texto

Além disso, existem alguns efeitos que são usados para causar emoções nos leitores.

 Efeito banalidade vs efeito surpresa - Quando uma situação aparentemente normal evolui e chega a uma conclusão inesperada.

 Efeito surpresa aliado com humor ou ironia.

 Diferentes formas fônicas, marcadas pela musicalidade. Ex: Dress to Impress

Exemplos de texto publicitário Fique linda neste verão sem gastar uma fortuna! Por tempo limitado, o Clara Hair está dando a clientes novos 25% de desconto em todos os serviços de cabeleireiro e 30% de desconto em todos os produtos. Agende um horário antes de 15 de novembro e economize! Telefone para (123) 456-7890 ou visite-nos: Av. das Nações, 1234 cj. 33, Porto Alegre

Texto científico

O texto científico tem como objetivo relatar o resultado do estudo desenvolvido através de uma pesquisa, amparados de originalidade.

Dessa maneira, ele, materializado sob a forma de um relato acerca dos resultados originais de um estudo realizado, torna-se publicamente conhecido por meio de revistas científicas, as quais possuem uma seção destinada a esse fim. Assim assevera Santos (2007, p. 43), “são geralmente utilizados como publicações em revistas especializadas, a fim de divulgar conhecimentos, de comunicar resultados ou novidades a respeito de um assunto, ou ainda de contestar, refutar ou apresentar outras soluções de uma situação convertida”.

Ao escrever um texto cientifico é necessário utiliza uma linguagem clara, concisa, correta e objetiva. Devem-se evitar adjetivos inúteis e repetições desnecessárias.

Etapas para a redação de artigos científicos:

1 - Identificação

Titulo (deve ser redigido com um número pequeno de palavras e transcrever de forma adequada o conteúdo do trabalho);

Nome do autor (res) - (quem executou o projeto e redigiu o artigo);

Instituição (onde foi realizado o trabalho);

Cargo (do autor (res) do artigo);

E-mail (do autor (res) do artigo);

2- Resumo (NBR 6028/90)

É a apresentação dos pontos relevantes de um texto. Uma versão em miniatura do artigo. Deve ser colocado precedendo o texto na língua original. Pretende fornecer elementos capazes de permitir ao leitor a decisão sobre a possibilidade de continuar a leitura do trabalho ou não. Deve apresentar: Uma sequencia corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos; A explicitação de tema principal do documento através da primeira frase, escrita de forma bem significativa; No máximo 250 palavras; Preferencialmente o uso da 3a pessoa do singular ou verbo na voz passiva.O resumo apresenta os pontos relevantes do trabalho onde devem ser indicados:

 A natureza do problema a ser estudado (tema);

 A metodologia utilizada

 Os resultados mais significativos esperados; ressaltando o surgimento de fatos novos, descobertas significativas, contradições e teorias anteriores, relações e efeitos novos verificados;

 As principais conclusões (atendendo o objetivo geral e/ou delimitação do tema). Devem descrever as consequências dos resultados e a forma como estão relacionados os objetivos, recomendações e sugestões;

 Os métodos e técnicas devem ser descritos de forma concisa.

Exemplo:

Aquecedores solares de baixo custo: alternativas tecnológicas e sociais eficientes

O que é a pesquisa

Pesquisadores brasileiros filiados à Sociedade do Sol (SoSol) - uma ONG de caráter socioambiental, atuante no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), localizada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), no campus da Universidade de São Paulo (USP) - desenvolvem projetos de modelos de aquecedores solares para populações de baixa renda.

Os equipamentos são capazes de fornecer a maior parte da energia térmica consumida pelo chuveiro elétrico, promovendo sensível economia energética, doméstica e nacional. Além deste fato, a energia solar é ecologicamente limpa, ao contrário da energia proveniente das novas usinas termoelétricas, em fase de implantação, que causam poluição local e aquecimento planetário.

No Brasil, diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com