TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto Introdução à Biogeografia. In: COX, C. B.; MOORE, P. D. Biogeografia: Uma Abordagem Ecológica E Evolucionária. Rio De Janeiro: LTC, 2009. 7ª Ed. 1-11.

Exames: Resumo Do Texto Introdução à Biogeografia. In: COX, C. B.; MOORE, P. D. Biogeografia: Uma Abordagem Ecológica E Evolucionária. Rio De Janeiro: LTC, 2009. 7ª Ed. 1-11.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  2.143 Visualizações

Página 1 de 2

Habitamos o planeta Terra, sendo um lugar comum a todos, devido a esse motivo devemos ficar atentos aos possíveis problemas como o crescimento populacional e o declínio dos recursos naturais, tendo em vista que é importante confiarmos nos cientistas da Terra e nas criaturas que nela vivem para que nos alertem sobre as melhores formas de prolongar nossa existência.

Dentre as ciências envolvidas nesta difícil tarefa encontra-se a biogeografia, o estudo das coisas vivas no espaço e no tempo. A biogeografia é uma ciência multidisciplinar de longa história, ela está relacionada, principalmente, com a biologia, geografia, geologia, paleontologia e a ecologia.

Uma das características mais impressionantes do mundo vivo é a grande diversidade de organismos contidos nela, e é dentro dessa temática que o biogeógrafo trabalha caracterizando espacialmente a organização e a importância dos seres vivos, cabe a esse profissional responder algumas perguntas, por exemplo, porque existem mais gaivotas em determinada região, porque elas se comportam de forma diferente em habitat diversos e etc.

A interação entre organismos é claramente muito importante para a biogeografia e pode determinar se animais de espécies diferentes podem ou não ser encontradas juntas em comunidades. Essas interações podem se torna tão complicadas que a alteração na abundância de um animal ou planta acaba gerando consequências inesperadas para o restante da comunidade. O tempo também é um fator importante em biogeografia e, assim como o espaço precisa ser considerado em diferentes escalas.

O estudo de fósseis muito evidenciou que a diversidade de organismos vivos na Terra não tem sido sempre a mesma. Novas espécies têm surgido e as antigas são extintas. Entretanto, apreciar a biodiversidade envolve compreensão dos mecanismos segundo quais novas espécies surgem, e é parte essencial do trabalho dos profissionais dessa área é estudar as fontes de inovações, ou seja, os meios através dos quais novas espécies podem ser concebidas.

Apreender a biogeografia vai requer a perspectiva temporal, não contar simplesmente às décadas ou séculos pelos quais medimos a história da humanidade, e sim cobrir os milhões ou mesmo centenas de milhões de anos durante os quais grupos completos de plantas e animais podem ascender atingindo o auge e declinar para a extinção. Nessa escala temporal, nem mesmo os continentes permaneceram estáticos. Desta forma, a biogeografia trata a análise e a explicação dos padrões de distribuição e o entendimento das mudanças nessas distribuições que ocorrem tanto no passado quanto no presente.

A compreensão biogeográfica ajudará a reforçar a necessidade de conservação dos recursos que ainda estão disponíveis de modo a utilizá-los com sabedoria. A biogeografia pode suprir o conhecimento de que necessitamos para desenvolver tal sabedoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com