TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão De Texto - Vincente Del Rio

Trabalho Universitário: Compreensão De Texto - Vincente Del Rio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 3

No decorrer do texto, o autor, Vicente del Rio ao admitir as mais diversas teo-rias e propostas metodológicas existentes para o desenho urbano, propõe uma metodologia que considere todos esses estudos, de forma a se completarem sendo utilizados, cada um, conforme a especificidade de cada problema.

Nessa síntese, o autor destaca a importancia do desenho urbano, como ele se formou, desenvolveu e evoluiu no decorrer do tempo e como a sociedade interagia e o modificava de acordo com suas necessidades.

Na busca de tentar explicar como se criou e se desenvolveu a malha urbana atual, muitos autores buscam embasamento até mesmo em outras disciplinas e outros campos de conhecimento, como nas ciencias sociais que muitas vezes explicam com melhores conceitos fatores do que a propria disciplina de urba-nismo.

O campo de desenho urbano tem um enfoque metodolágico muio vasto, com muitas teorias e respostas, mas em que sua maioria não são completas se não levarmo em consideração estudos de outras áreas , mesmo que não estejam ligadas a área, mas ligas aos indivíduos e seu comportamento social e o modo de se relacionar com o meio.

Há muitas tentativas de compreenção do desenho urbano que acabam fa-zendo generalizações, algumas com fortes embasamentos, outras com apenas teorias, mas generalizações quese nunca são boas, devendo tratar cada caso específico. Segundo o autor, devemos considerar apenas o melhor de cada teoria, de acordo com a problemática em foco.

Não devemos concentrar-nos apenas em manuais metodilógicos que não te-nham uma base de estudos nem estejam inseridos em um contexto real.

Alguns trabalhos analíticos poe em foco a relação homem/ambiente, para compreender como o homem se relaciona e modifica o meio em que vive.

O desenho urbano deve estar de acordo com o molde sociológico da região e época, ideia defendida por alguns autores, através de estudos de antigas socie-dades, definidos atravéz do comportamento humano, justificado pela busca pela inconcinte de compreenção dos impáctos e a busca da qualidade fisi-ca/ambiental.

É nesse contexto que surgem teóricos da arquitetura baseada no comporta-mento social.

Uma das áreas de estudo é a morfologia urbana, que é o estudo da produção e modificação da forma urbana no tempo. Estudando o tecido urbano e sua evo-lução/transformação em relação aos processos sociais que o gerou.

Assim é possivel estabecer ligações entre a cidade como um todo e até mes-mo a individualidade de algumas áreas.

Nessa busca por uma metodologia, ele destaca alguns trabalhos que consi-dera mais importantes como os de Trancik, Rapoport, Lynch, Norberg-Schulz, entre outros. Também apóia-se nos estudos do psicólogo-ambiental David Can-ter, que sugere o “sentido do lugar” gerado em três esferas: atividades ou usos, atributos físicos propriamente ditos e as concepções e imagens. Daí, o autor su-gere uma nova metodologia para o desenho urbano em quatro esferas: morfo-logia urbana, comportamento ambiental, análise visual e percepção do meio ambiente.

Aprofundando a esfera da análise visual constatamos que essa categoria de análise sugere nos anos 50 e 60 com o crescente interesse em ambientes histó-ricos e vernaculares. Ele cita os estudos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com