TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Sobre Os Direitos Femininos

Por:   •  2/5/2019  •  Dissertação  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Lugar De Mulher É Onde Ela Quiser

        Não é de hoje que um crime tão bárbaro e hediondo como a violência contra a mulher se apresenta no mundo; desde os primórdios da sociedade ela [mulher] é imposta como inferior em relação ao homem, sendo para ele uma propriedade e tendo assim que ser sua total submissa. Exemplos de tal truculência são a lei romana, que deu aos homens o direito de castigar suas esposas, até a morte; a queima de bruxas, que foi tolerada tanto pela igreja como pelo estado; e o common law inglês do século XVIII que permitia a um homem punir sua esposa usando uma vara "não mais larga do que o polegar". Esta regra para a punição das esposas prevaleceu na Inglaterra e na América até o final do século XIX. E é aí que surge a pergunta, quais são as causas disso tudo?

        A resposta é simples, segundo o site Sala De Aula Criminal  ''A partir do Período Neolítico (6.000 e 4.000 A.C.) os homens observaram que eram eles os ʽfertilizadoresʽ das mulheres e atribuíram a si mesmos superioridade física e ideológica, então passaram a oprimir a mulher a partir do controle de sua sexualidade e de sua fecundidade'', e a partir disso a mulher se tornou mero gerador de vida, passando futuramente a ter a obrigação de cuidar dos seus filhos e de sua casa.

        Outra ideia que também serve como ʽʽargumentoʽʼ para toda a alusão histórica citada no inico do texto é o fato de a mulher ter aparentemente menos força física, sendo assim imprestável para os serviços pesados realizados pelos homens.

        omeçando a perceber as desigualdades sociais que sofriam, as mulheres comoçaram a questionar os modelos sociais que foram impostos e assim a lutar buscando seus direitos, dando início ao movimento feminista durante o século XIX, que atua hoje em dia de uma forma bem diferente mas com o mesmo objetivo.

        Porém mesmo atualmente sendo uma sociedade mais aberta às mulheres, é comum de se ver mortes ou lesões físicas/ psicológicas/ sexuais contra mulheres por tudo o mundo, o que realmente é uma coisa lastimável e incompreensível. Um triste exemplo é o de Isabela Miranda de Oliveira, que foi estuprada pelo cunhado e queimada pelo namorado.

        Bom, voltando à problemática do texto, a violência contra a mulher infelizmente hoje é uma realidade e estima-se que no Brasil a cada dois minutos cinco mulheres são agredidas, ou seja, por ano aproximadamente 1 milhão mulheres são agredidas e 5 mil morrem, e boa parte desses ferimentos são causados pelos seus atuais ou ex-companheiros.

        Para evitar que isso aconteça e consequentemente diminuir tais estimativas, primeiramente identifique o ato de violência, não normalize os atos, busque apoio, seja forte como uma mulher, busque ajuda psicológica, pesquise tudo que puder sobre maus-tratos contra a mulher e,por último mas não menos importante, se você perceber algum tipo de violência, denuncie! Nunca deixamos de lutar e não é agora que deixaremos, nós precisamos uma das outras para enfim encerrarmos esta batalha e conquistarmos o que nos é por direito.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/07/justica-analisa-video-feito-apos-agressao-luiza-brunet-diz-mp.html

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL804479-5605,00-SEQUESTRO+DE+ELOA+E+NAYARA+COBERTURA+COMPLETA.html

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/03/unb-decreta-3-dias-de-luto-por-morte-de-aluna-em-laboratorio-da-instituicao.html

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/02/justica-ouve-testemunhas-sobre-o-assassinato-de-mae-e-filha-no-ceara.html

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/11/dancarina-e-assassinada-em-apartamento-na-zona-sul-de-sp.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com