TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto Direito e Sustentabilidade

Por:   •  16/9/2016  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  332 Visualizações

Sabe- se que o sistema monetário adotado no Brasil atualmente é o modelo capitalista, sistema presente também na maior parte do mundo. Esse sistema pode ser considerado extremamente cruel se considerarmos a alta distinção de classes que ele gera. Tem-se uma classe detentora do capital, a base do capitalismo, e uma classe que não o detém, sendo a mesma subjugada aos interesses da primeira. Essa divisão de classes acaba por gerar situações até mesmo desumanas, onde homens, mulheres e crianças vivem em situações de insalubridade e abandono. Algumas destas situações podem ser vistas no filme “Ilha das Flores”, onde se evidencia a diferença entre as classes e a importância do dinheiro dentro do sistema capitalista.

O clímax do filme se dá quando o lixo gerado por milhares de pessoas com maior capacidade aquisitiva –possuidores de maior quantidade de capital- chega à ilha das flores, sendo “reaproveitado” para a alimentação dos porcos, e posteriormente, sendo rejeitado e considerado impróprio para alimentação dos suínos, este é destinado à alimentação de pessoas que possuem pouca ou nenhuma capacidade aquisitiva.

Visto isso, e considerando que esta situação não é algo exclusivo de um filme, percebe-se a falsa eficiência dos governos e de seus programas sociais, bem como a face cruel de um sistema monetário em que o lucro é mais importante que o ser humano e a sua dignidade.

Porém sabe- se que a adoção do sistema capitalista pode ser considerada uma adaptação, visto que este é mais eficiente em relação às demais formas,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com