TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 1

Artigo: Trabalho 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

(MODELO DA CAPA)

NOME DA FACULDADE

NOME DO CURSO

GERENCIAMENTO DE PROJETOS – Como gerenciar com qualidade.

Nome do aluno:

Orientador:

Local

Data

(MODELO DA CONTRACAPA)

NOME DA FACULDADE

NOME DO CURSO

NOME DO ALUNO

Projeto de Pesquisa do Curso de Pós Graduação em __________ da NOME DA FACULDADE, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso.

Local

mês de ano

(MODELO DO SUMÁRIO)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ?

2 JUSTIFICATIVA ?

3 OBJETIVOS ?

4 METODOLOGIA ?

5 REFERÊNCIAS ?

INTRODUÇÃO

No mundo orientado a negócios e mudanças rápidas que vivemos hoje, criamos padrões, técnicas e ferramentas de Gerenciamento de Projetos a fim de “obter os resultados”, de um modo rápido e eficiente.

Quando se pretende criar um novo produto, é importante adotarmos um perfil planejador, pois quando algo é planejado, torna-se possível estimar a dimensão dos problemas e consequentemente ha uma melhor preparação para as dificuldades que tendem a se apresentar no decorrer do ciclo de desenvolvimento. Mas, para que se possa planejar, primeiramente é necessária uma metodologia.

Atualmente, existe no mercado uma serie de manuais e metodologias para implantação de projetos de sistema de informação e outros de uso geral que podem ser aplicáveis. Um referencial no mercado tem sido os métodos desenvolvidos pelo PMI, que não é propriamente um conjunto de procedimentos para gerenciamento de projetos aplicados exclusivamente a informática, mas provê um conjunto de ferramentas e cuidados que devem ser adotados na excussão de projetos em geral.

O Project Management Institute (PMI®) é a principal organização mundial no que se refere a Gerenciamento de Projetos, fazendo um extraordinário trabalho no avanço da ciência e aplicação das modernas técnicas de gerenciamento de projetos.

A meta principal do PMI é avançar na prática, na ciência e na profissão de gerenciamento de projetos em todo o mundo, de uma maneira consciente e pró-ativa, para que as organizações em todos os lugares apoiem, valorizem e utilizem o gerenciamento de projetos – e então atribuam seus sucessos a ele.

As boas práticas apresentadas pelo PMI oferecem uma visualização objetiva dos processos que são realizados nesse contexto, e para cada processo têm-se as entradas (informações necessárias para que o procedimento aconteça), as ferramentas e técnicas (para processar as entradas) e as saídas (resultados do processamento), e essencial para garantir o rumo do gerenciamento de todo o projeto.

O PMI contribui significativamente para o Gerenciamento de Projetos, seja pela importância da instituição que motivam os profissionais a se credenciarem e assim se tornarem mais capacitados através da preparação para associação e mais experientes ao compartilharem de aprendizados com outras partes do mundo após a associação. Sua busca pelas melhores técnicas para obtenção de êxito nos projetos possibilita o instituto a oferecer apoio valioso aos profissionais a ele associados, bem como às demais instituições de ensino que divulgam e transmitem as técnicas do gerenciamento de projetos.

JUSTIFICATIVA

Devido o grande número de projetos e a grande importância estratégica para o desenvolvimento das pequenas e micro empresas do país, torna-se necessário analisar na prática a efetividade dos processos utilizados no gerenciamento dos projetos que utilizam a metodologia.

Com a importância eminente de projetos com foco em Sustentabilidade entendemos que analisar os impactos sociais, éticos e financeiros gerados no projeto devem ser analisados e identificados para auxiliar e motivar futuros projetos a terem a sustentabilidade como diferencial competitivo no mercado.

Como a Sustentabilidade e as boas práticas em Gerenciamento de Projetos recomendadas pelo Project Management Institute - PMI podem aprimorar a efetividade prática da Metodologia da Gestão Estratégica Orientada para Resultados – Geor, das empresas no geral?

OBJETIVOS

A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica.

O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação.

Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas, para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Assim, deve-se sempre utilizar verbos no infinitivo para iniciar os objetivos:

• Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir)

• Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar)

• Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar)

Este é o único

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com