TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Artigos Científicos: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

Pergunta 1

Na personalidade humana, há uma constante interação entre o Ego, o Id e o Superego. Sobre estas estruturas, observe as afirmações abaixo:

I- O Superego funciona como elemento mediador, suportando as pressões do Id, que busca a satisfação imediata de suas necessidades.

II- O Ego procura adequar o comportamento do indivíduo às normas de conduta fixadas pelo Id.

III- Um Ego bem desenvolvido pode promover a independência do indivíduo em relação aos demais, incentivando, assim, o desenvolvimento da sua autonomia.

a.

Apenas a afirmação I é verdadeira.

b.

Todas as afirmações são falsas.

c.

Todas as afirmações são verdadeiras.

d.

Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

e.

Apenas a afirmação III é verdadeira.

.

0,2 pontos

Pergunta 2

Freud propôs níveis de funcionamento da personalidade. Entre estas estruturas, uma atua ao nível inconsciente e representa a censura interna que direciona o comportamento humano. É adquirido através do processo de socialização, sendo produto da identificação da criança com as atitudes dos pais. Esse processo de aprendizagem favorece a repetição automática e inconsciente de certos comportamentos; possibilita também o ajuste pessoal à sociedade, através da aquisição das normas disciplinares e da introjeção dos valores sociais. Esta estrutura é conhecida como:

a.

Ego

b.

Libido

c.

Id

d.

Superego

e.

Inconsciente Coletivo

.

0,2 pontos

Pergunta 3

André tem 14 anos e mostrava-se irrequieto e desatento. Sua professora de matemática dizia que ele parecia estar com “pouca paciência” para as tarefas propostas. O professor de educação física sugeriu que ele iniciasse a prática de judô, disponível na própria escola. Observou-se que após o início dessa prática seu nível de atenção e a capacidade de concentrar-se em tarefas mais minuciosas melhoraram muito. Neste caso, podemos verificar que um instinto foi utilizado de uma forma socialmente aceita, mostrando-se de forma benéfica para o André. Pensando nos mecanismos de defesa, é verdadeiro afirmar que o judô funcionou para André como:

a.

Formação Reativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com