TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  4/12/2015  •  Monografia  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório do Filme “Sob a Névoa da Guerra”

Sob a Névoa da Guerra retrata as lições aprendidas por Robert McNamara no conflito do Vietnã, onde são destacados 11 pontos/lições que são consideradas, por ele, importantes para uma guerra. Ele destaca no final do filme, após uma reflexão de sua vida profissional, que “todo comandante militar comete crimes de guerra”. Este é um filme importante para as Relações Internacionais, principalmente para quem planeja seguir para a área de negociação e diplomacia, visto que se trata de estratégias para uma guerra. São lições do século passado, mas que ainda assim podem ser aplicadas para atuais conflitos.

A 4ª lição (maximize a eficiência) é possível ser representada através da estratégia dos Estados Unidos em posicionar o mundo no combate ao terrorismo jihadista. Através desse posicionamento e o avanço das alianças com outras nações, fortificariam esse combate para ter uma maior eficiência contra o terrorismo no mundo. Ataques terroristas, como o de Paris, foram grandes acontecimentos que pediram maior atenção dos governos ao combate ao terrorismo. Assim, é possível demonstrar a melhoria da eficiência como a imposta por McNamara na Guerra do Vietnã.

Na 9ª lição (para fazer o bem talvez você precise fazer o mal), é possível comparar ao avanço do Estado Islâmico e a tentativa de combate dessa expansão. Uma estratégia aplicada para este conflito foi um acordo entre Estados Unidos e Turquia, na Síria, para armar rebeldes e treiná-los ao combate. Segundo o analista Ian Bremmer, isso seria arriscado, já que por uma falta de coerência essas armas poderiam cair nas mãos do Estado Islâmico. Uma alternativa colocada por Bremmer, é a aproximação entre Estados Unidos e Irã para melhorar estratégias para o combate. É possível notar que para conter o avanço, nessa estratégia foi necessário usar da força bruta. Além dessa forma de intervenção, a aproximação de Estados que possuem uma afinidade conturbada é uma maneira que poderá auxiliar no combate, mostrando também que é necessário, algumas vezes, se aliar a um inimigo para combater algo maior e que é de interesse de ambos. McNamara demonstrou isso no documentário, através de uma frase de Sherman comparada ao LeMay, onde a frase “A guerra é cruel. A guerra é crueldade” e onde LeMay tentava salvar o país durante a guerra.

Na 11ª lição (você não pode mudar a natureza humana) McNamara faz uma avaliação geral do que passou na guerra e coloca em um contexto mais amplo a questão da participação de outros militares na guerra, onde ele diz que nenhum militar honesto diria que nunca cometeu um erro. Ele faz essa comparação com “a névoa da guerra” falando que a guerra é uma coisa complexa e longe de ser compreendida pela capacidade humana. É possível através dessa lição, comparar a quase todos os conflitos, passados e atuais, e seu resultado. Assim, a comparação da natureza humana que não pode ser alterada, podemos aplicar também no conflito do Estado Islâmico, onde o conflito deriva de diferenças religiosas que estão causando grandes problemas na região e avançando de modo drástico. O conflito está fazendo com que outros países (incluindo do Ocidente) tomem atitudes, tanto pela questão do terrorismo aplicado pelo Estado Islâmico, quanto pela proteção dos territórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com