TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Bala

Casos: Trabalho Bala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

O romance em questão já estava previsto para que fosse uma polêmica desde a intenção com a qual Saramago elaborou tal obra; que consiste em questionar e criticar, seriamente, o regime democrático; a ditadura capitalista e as instituições do poder político que, hipocritamente, dizem agir em prol da democracia contra um ato que considerem que seja uma ameaça ao próprio sistema democrático. Através de "Ensaio sobre a lucidez", José Saramago nos alerta sobre a queda do poder político diante do poder financeiro que abrange todo o sistema governamental do mundo; sobre a manipulaçao da imprensa, suborno, violência; tudo o que faz parte dos bastidores da política para que se obtenha e seja prezada "a democracia" estabelecida.

Sob seu pensamento marxista, e seguindo uma linha de raciocínio imposta desde as publicações de "Ensaio sobre a cegueira" (texto com o qual o Ensaio mais recente dialoga, e dá continuidade à trama, a vida de alguns dos personagens principais) e de "A caverna" (que retoma o mito da caverna de Platão), "Ensaio sobre a lucidez" finaliza uma trilogia sobre a alienação e a conscientização do homem na sociedade. Alienação esta representada pelo não querer saber, pela acomodação da mesmice política; alienação representada pela Cegueira! Paralelamente a isso, se pode perceber que tal cegueira, tal alienação se assemelham ao mundo das aparências em que vivemos, como se estivéssemos dentro da caverna e enxergássemos o mundo através das sombras projetadas ao fundo, mas não vendo a realidade de fato. Isto é vermos sem ver!

À partir desse pensamento, podemos observar que a sociedade descrente da capacidade de intervenção das massas dá lugar à sociedade que agora se tornou descrente da capacidade de que algum governo eleito por ela represente as suas necessidades; ou seja, a população cansada de ignorar esse regime democrático/ditatorial, cansada da deformação que alguns representantes que elege fazem do poder que lhes conferem e cansada das alternativas apresentadas serem semelhantes por mais que se enunciem diferentes, gerando a falta de opções; transforma sua ignorância a tudo isso, sua cegueira, em lucidez; transforma em ponto de partida para uma reação contra o sistema deformado. O voto branco se torna a primeira forma de reação, funcionando como um alerta para o poder político de que a população "acordou" e agora "vê" e "enxerga" tudo aquilo que estava sendo ignorado; se conscientizou da cegueira que a assombrava. A lucidez consequente da decepção do descaso, consequente do desencanto, faz o homem enxergar a realidade enfim; mas para que haja mudanças, além da conscientização, deve haver um ato que demonstre essa lucidez, e esse ato é o voto; que faz agora com que o sistema político se conscientize e comece a enxergar e a encarar os problemas da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com