TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Comunicação

Artigo: Trabalho Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Estamos imersos em meio a um cotidiano estritamente social, no qual nos interagimos com nossos semelhantes por meio da linguagem. A mesma permite-nos revelarmos nossos sentimentos, expressarmos nossas opiniões, trocarmos informações no intuito de ampliarmos nossa visão de mundo.

A cada mensagem que enviamos ou recebemos, seja esta de natureza verbal ou não verbal, estamos compartilhando com um discurso que se pauta por finalidades distintas, ou seja, entreter, informar, persuadir, emocionar, instruir, aconselhar, entre outros propósitos.

O objetivo de qualquer ato comunicativo está vinculado à intenção de quem o envia, no caso, o emissor. Dessa forma, de acordo com a natureza do discurso presente na relação emissor - interlocutor, a linguagem assume diferentes funções, todas elas portando-se de características específicas. . Através deste trabalho vamos conhecer quais são as funções da linguagem e em que situações são utilizadas.

DESENVOLVIMENTO

Função Referencial ou Denotativa:

Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.

Exemplo:

Chuva no Espírito Santo

Enxurradas, deslizamentos e desabamentos deixaram mortos e obrigaram milhares a deixar suas casas. Dezenas de cidades decretaram emergência. O município de Barra de São Francisco, na região Noroeste do Espírito Santo, voltou a ser atingido pelas chuvas. O bairro que mais sofreu com a força da água foi o de Campo Novo. Até as cestas básicas doadas para o município foram atingidas. De acordo com o subsecretário de Defesa Civil do município, Paulo César Teixeira, a régua de medição do nível do rio foi submersa na manhã desta quinta-feira (26).

Fonte: Jornal da emissora Globo, 26/12/2013.

Função Emotiva:

Esta função ocorre quando se destaca o emissor. A mensagem centra-se nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A ideia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes. A presença de interjeições, pontuação com reticências e pontos de exclamação também evidenciam a função emotiva ou expressiva da linguagem.

Os textos que expressam o estado de alma do locutor, ou seja, que exemplificam melhor essa função, são os textos líricos, as autobiografias, as memórias, a poesia lírica e as cartas de amor.

Exemplo:

Carta de Amor

Querido Amor:

Enquanto escrevo as palavras de amor que te dedico, me sinto muito feliz. Esta carta, entre as tantas que vou te enviar a partir de agora, na verdade não diz nada importante, apenas serve para reiterar o amor que sinto, esperando que você corresponda sempre.

Eu te amo muito e enquanto estamos afastados, as horas passadas com os afazeres do cotidiano são para mim um verdadeiro martírio. Fico contando os minutos para poder estar ao seu lado.

E logo mais, quando estivermos juntos, pretendo matar todos os desejos, beijando-o com toda a paixão que sinto agora. Enquanto isso querido, o melhor é ir trocando cartas, que serão o paliativo para esta minha ansiedade.

Minhas mensagens não serão repetitivas, porque o amor que sinto por você fará brotar toda a inspiração. Despeço-me com um beijinho, que na verdade será um beijão, na hora em que estiver lendo esta cartinha.

Te amo,

Função Apelativa ou Conativa:

A função apelativa é usada quando o objetivo da transmissão da mensagem é persuadir o receptor. Os melhores exemplos de textos que têm essa função são os textos publicitários, cuja finalidade é envolver o leitor, influenciar o seu comportamento e seduzi-lo com uma mensagem persuasiva. Os verbos costumam estar no imperativo ou conjugados na 2ª ou 3ª pessoa.

Exemplo:

Fonte: Oficina de Redação - Editora Moderna

DROGAS, NEM MORTO!

O mundo das drogas percorre um caminho arriscado, e na maioria das vezes, sem volta. É preciso parar e pensar nos danos causados a saúde e também no convívio social. Em instantes, uma atitude impensada pode ocasionar muitos erros e trazer arrependimentos para a vida inteira. Diga não às drogas e siga o caminho da vida.

(www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/drogas_ilicitas.html

Função Fática:

Quando o objetivo da mensagem é simplesmente o de estabelecer ou manter a comunicação, o contato entre o emissor e o receptor.

Exemplo:

 Conversa entre amigos que se reencontram. Nada realmente é dito

Extraído de “ a hora da estrela” de Clarisse Lispector.

“Enfim o que acontecer, acontecera e por quanto nada aconteceria, os dois não sabiam inventar acontecimentos”. Sentavam- se no que é de graça: banco de praça pública e de acomodados, nada os destinguiria do resto do nada para a grande glória de deus ele fala:

ele:- pois é!

ela:- pois é o que?

ele:-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com