TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Da Sintia

Casos: Trabalho Da Sintia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Como representantes do Centro María Fux na implantação do Programa de Formação em Dançaterapia-método María Fux em São Paulo, há dois anos, temos a preocupação de zelar pelo nome María Fux e de todo seu trabalho de mais de meio século de existência e que vem beneficiando milhares e milhares de pessoas em vários continentes. Vimos informar que a metodologia María Fux de Dançaterapia é a pioneira e uma das mais respeitadas e seguidas linhas em todo o mundo. Como já deve ser de vosso conhecimento, lembramos que o reconhecimento de inspiradora da "Dançaterapia" é atribuída à mestra por mérito internacional pelo método ter nascido de toda sua experiência de vida como artista da dança nestes 82 anos de vida e contribuição às sociedades na promoção da qualidade de vida e não por intitulação de sua própria pessoa (María Fux é professora emérita da Faculdade de Psicologia da Universidade Aberta Interamericana, entre outros reconhecimentos). Para a mestra Fux foi um longo percurso, com muitas caídas e levantes (passagem que a mestra cita em seu penúltimo livro, intitulado Después de la Caída, continúo con la Danzaterapia!).

Vale lembrar das linhas DMTs (Dance Movemente Therapy), ou seja linhas psico-analíticas, nomenclatura recentemente criadas que fazem o estudo de técnicas de observação e análise do movimento e suas correlações com a psicoterapia. As linhas DMTs são recentes, mas assim como a metodologia María Fux de Dançaterapia tem os estudos fundamentados em seus princípios e ética profissional bem como seus seguidores, devidamente habilitados e reconhecidos por seus respectivos Centros para o exercício profissional. Deve ser de vosso conhecimento a "Expression Primitive", uma linha de trabalho não-analítico do Haiti, desenvolvida por Herns Duplan.

A metodologia María Fux de Dançaterapia, por ser a mais antiga e a que possui mais seguidores no mundo, é reconhecida, respeitada e estudada por profissionais das linhas DMTs. Todos os representantes do Centro María Fux, inclusive nós por aqui, temos contato com representantes de outras linhas e o respeito aos respectivos trabalhos é mútuo. Entre os profissionais envolvidos não existe quem é dono de quê! Cada grupo segue sua linha de trabalho mas todos temos uma preocupação em comum: a de preservar a essência do trabalho daqueles que vêm dedicando anos e anos de vida em estudos e ações que possibilitem ser para o outro uma ponte de comunicação para um conhecimento ancestral corporal que já existe dentro de cada um de nós seres que buscam ser mais humanos!

Independente da linha seguida todo o processo de formação de um dançaterapeuta é longo e complexo. São anos e anos de dedicação, estudo. Um percurso contínuo de aprendizado para toda a vida! Caminho este que vimos esclarecer.

Nós reconhecemos que há muitas vozes em torno da Dançaterapia, gerando mal-entendidos e confusões já que no Brasil existe um desconhecimento geral do termo e de sua essência. O que é normal, uma vez que a Dançaterapia no Brasil é um campo novo do conhecimento que está se difundindo pelo nosso país. Infelizmente atrasada 20 anos em relação ao circuito internacional da Dançaterapia. Vimos lembrar que esse desconhecimento tem gerado distorções com outras realidades no Brasil que não são Dançaterapia e sim "danças como forma de terapia, ou terapêuticas", de conteúdo curativo como o são as danças xamânicas de tribos indígenas e africanas; Danças terapêuticas dos egípcios para devolver a fertilidade às mulheres(relatos históricos de 1.500 anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com