TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Eja

Exames: Trabalho Eja. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Aprendizagem (livro pág.187)

Questões

1- Escolha um programa de EJA, exemplo: Brasil alfabetizado. Identifique a sua organização, verificando se ele é fruto de parcerias e quem são os parceiros.

R: O programa escolhido é o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)

do Ministério de Desenvolvimento Agrário, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- INCRA, tem caráter de política pública de Educação do Campo na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nasceu em 1998, da luta dos movimentos sociais e sindicais de trabalhadores e trabalhadoras rurais pelo direito à educação com qualidade social, articulada à luta pela terra, no âmbito dos assentamentos rurais.

Oferece cursos desde a Educação Básica à Superior, e até de especialização, em diferentes áreas do conhecimento. Na perspectiva do desenvolvimento sustentável do campo, utiliza metodologias inseridas na realidade das áreas de Reforma Agrária.

e vinculadas, às lutas, às práticas e às reflexões teóricas da Educação do Campo.

Operacionalizado através da gestão participativa, visa contribuir com a elevação das condições de vida e de cidadania das famílias, considerando e respeitando o seu jeito de viver e de se relacionar, permitindo a criação de uma identidade cultural e social própria.

A parceria entre movimentos sociais e sindicais rurais, Incra,

instituições públicas de ensino superior (IES) e instituições comunitárias de ensino 2 sem fins lucrativos, é a condição para a realização das ações do PRONERA, podendo agregar-se outros, como governos municipais e estaduais.

As instituições de ensino superior elaboram projetos, a partir das

demandas dos movimentos sociais ou sindicais, que são analisados no INCRA pela comissão pedagógica nacional, constituída por representantes dos diferentes parceiros, com predominância das Universidades. Em 2006, foram formalizados 155 convênios, em âmbito nacional, atendendo a 84 mil alunos.

Atualmente, são mais de 60 cursos de formação profissional, como, Enfermagem, Agropecuária, Zootecnia, Cooperativismo, Agro ecologia, e Superiores, como Pedagogia, História, Veterinária, Agronomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com