TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre O EJA

Monografias: Trabalho Sobre O EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 9

JUSTIFICATIVA

Segundo a linha do educador Paulo Freire (1921-1997), o projeto alfabetiza com base em temas geradores, fazendo a ligação dos conteúdos escolares com a vida dos estudantes.

Milhões de brasileiros com mais de 15 anos que são analfabetos ou tem escolarização incompleta. E as causas são as mesmas, pais analfabetos ou machistas, necessidade de trabalhar, inexistência de escolas, paternidade e maternidade precoces e falta de dinheiro, transporte, comida e oportunidade. É preciso incentivar os egressos a continuar os estudos.

Os alunos vão à busca de instrumentos para viver no mundo da informação e elaborar pensamentos e ações de forma critica. Disso depende a autoestima, a identidade e até a possibilidade de conseguir um emprego.

A turma da EJA apresenta dificuldades de manter o interesse nas aulas, porque os alunos chegam cansados do trabalho, por isso que é preciso planejar aulas que tenham relação com a vida deles e que não sejam uma versão empobrecida do que é dado a crianças e adolescentes. Mas já há inúmeras escolas trabalhando a EJA com sucesso. Selecionar experiências para dar aos estudantes oportunidade de se tornarem cidadãos autônomos e transformar a escola na porta de entrada de um mundo a ser descoberto.

Um grande desafio para o professor da EJA é acabar com a estranheza que a escola causa a muitos logo nos primeiros dias de aula. A maioria dos estudantes guarda na memória o modelo de salas com carteiras enfileiradas, quadro negro, giz, livro, caderno e um professor que fala o tempo todo e passa tarefas. Muitos alunos, ao participar de debates, estudos do meio, apresentações de vídeo ou dinâmicas de grupo, ficam com a sensação de que estão sendo enrolados, é muito importante mostrar que recursos variados também fazem parte da aprendizagem.

Cabe ao educador mostrar que o conhecimento não esta apenas no livro ou em sua fala, mas em tudo que nos cerca, no nosso cotidiano.

Projetos que fazem sentido para os alunos mostram que o mundo não pode ser dividido por disciplinas, como acontece na escola. Dessa forma, eles começam a relacionar os conteúdos com fatos do cotidiano e do trabalho.

Ir à escola, para um jovem ou adulto, é antes de tudo, um desafio, um projeto de vida.

OBJETIVOS DE TRABALHO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Promover a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade própria, aumentar as taxas de escolarização, proporcionar condições para que essa parte da população construa sua cidadania e possa ter acesso à qualificação profissional.

A base teórica que fundamenta o processo de ensino aprendizagem das praticas pedagógicas da educação de Jovens e Adultos pressupõe um modelo de ensino por resolução de problemas; o uso de diferentes estratégias metodológicas para a aprendizagem de diferentes conteúdos; a aprendizagem significativa que deve partir dos conhecimentos prévios dos alunos, a interação entre os pares e com parceiros mais experientes.

Os alunos constroem conhecimentos na interação com o contexto social, mesmo sem ter passado pelo processo de escolarização. Valorizar esses conhecimentos e relaciona-los com os novos conteúdos é imprescindível para uma aprendizagem significativa.

Os novos conteúdos devem ser significativos, resgatando a importância no processo de ensino aprendizagem, entendendo-se como saberes cultural: conceitos, explicações, habilidades, linguagens, fatos, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses, condutas raciocínios, etc., para o desenvolvimento do educando e sua formação integral. Resinificar os conteúdos pressupõe entender o que o educando deve saber o que deve fazer e como deve ser.

Educação. Mudar não significa, no entanto descartar o construído e sim aprimorá-lo, o PPP da EJA mantém dinâmicas já praticadas, agregam novos e incorpora no seu desenvolvimento um tempo e espaço próprio de continuidade do seu processo de construção, a luz das mudanças e desafios atuais e futuros. Diante disso sua concepção deve abranger vários autores, sendo professor, equipe técnica administrativa, pais, alunos e representantes da comunidade, pois se trata de um componente importante para o processo educacional.

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIEDADE ATUAL

Os pensadores da Educação anseiam por mudanças no campo pedagógico já tem muito tempo.

Um desses grandes pensadores é Paulo Freire que muito já contribuiu por melhorias no que diz respeito ao bom desenvolvimento dos seres humanos.

Muito já mudou nessa área, mas muito ainda resta por se fazer, socialmente falando, para que nossa realidade seja modificada em sua raiz.

Outrora, nossa vida pedagógica era um campo de exclusão, onde se prevalecia a ganância por dinheiro. Onde as escolas eram voltadas para as classes mais avantajadas financeiramente e a maioria das pessoas com menor recurso socioeconômico eram deixadas de lado sem a menor chance de inclusão no aprendizado escolar.

Muito já se fez em prol dessas pessoas literalmente excluídas do ensino. Mas ainda restam caminhos de maior compreensão para que haja a globalização.

Nossa realidade é dura e cruel. Existe a inclusão e o ensino pedagógico hoje abrange as classes menos favorecidas e o estudo abriu suas portas para que houvesse maior facilidade de aprendizado, porém, as dificuldades sociais, na maioria das vezes, fala mais alto.

O cansaço, a fome, a miséria, a falta de tempo, ainda são os inimigos que impedem grande parte das pessoas a aprenderem ao menos se alfabetizar.

Alguns começam seus estudos, mas não conseguem levar a diante impedidos pelas dificuldades do dia a dia.

Muito ainda se tem para fazer e tomar consciência deste “fazer” é primordial para que haja a inclusão verdadeira dessas pessoas no quadro social econômico do nosso país.

Quanto mais se discute sobre o assunto mais temos a fazer no andar educacional.

É necessário termos uma visão crítica para que haja a grande mudança tão almejada desde décadas atrás.

Quanto mais se explora esse assunto maior será essa nossa visão.

É necessário muito estudo e dedicação profissional para que a mudança se realize de baixo para cima na grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com