TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Faculdade

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Faculdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITO DE VALOR

O valor de um ativo, tal como uma ação ordinária ou um titulo, é influenciado por três fatores principais: fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa e do e risco ou incerteza do fluxo de caixa.

Um aumento no montante do fluxo de caixa tende a aumentar o preço de um ativo. Inversamente, se o fluxo de caixa tornar-se mais incerto o preço declina.

Essas relações são fundamentais para a avaliação de um ativo. Dessa maneira, a responsabilidade de um diretor financeiro é aumentar os fluxos de caixa tanto quanto possível com controle do risco.

O fluxo de caixa de uma ação ordinária ou ação preferencial é mensurado pelos seus dividendos anuais e pelas alterações nas cotações de seus preços. O fluxo de caixa de um titulo que é uma obrigação de divida em longo prazo, emitido por um tomador de empréstimos, é uma quantia de juros recebida pelo detentor do titulo em um ano acrescido da alteração em seu preço. Já que os lucros aumentam o preço de um ativo e o risco o reduz, todas as três condições seguintes são desejáveis para um crescimento continuo no valor de qualquer ativo:

1. O ativo deve produzir fluxo de caixa continuamente;

2. O fluxo de caixa deve ter uma taxa de crescimento positiva (isto é, o fluxo de caixa deve crescer com o passar do tempo);

3. O risco deve ser controlado.

Preço de um ativo =valor presente de seus fluxos de caixa futuros

O valor de um ativo é definido como o valor presente de todos os fluxos de caixa associados especificamente a ele.

AVALIAÇÃO DE TITULOS

Como afirmado anteriormente, o valor de um ativo é igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros. Essa regra pode ser aplicada a qualquer ativo financeiro, inclusive os títulos. O governo norte americano, regularmente, toma empréstimos do mercado, emitindo títulos governamentais, para cobrir seu déficit publico. As corporações emitem títulos para captar recursos necessários à expansão de suas operações. Dessa maneira, o governo e as corporações que tomam empréstimo comprometem-se a pagar certa quantia de juros anuais, semestrais ou trimestrais, em dinheiro, aos portadores desses títulos. A quantia de juros a ser recebida é a taxa de cupom, estabelecida em cada certificado do titulo. Outra informação encontrada no certificado do titulo inclui a data do vencimento ou valor de face e o numero de vezes que o juro é pago a cada ano.

O valor de face é o valor do titulo na data do seu vencimento.

Como determinar o valor de um titulo:

1. Calcular o valor presente dos pagamentos de juros;

2. Calcular o valor presente do valor de face;

3. Somar os dois valores presentes;

AVALIAÇAO DE AÇOES PREFERENCIAS

Os acionistas preferenciais recebem um dividendo fixo das companhias emitentes a intervalos regulares. As ações preferenciais não tem data de resgate; portanto, os dividendos pagos por essa ação podem ser considerados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com