TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Faculdade

Artigos Científicos: Trabalho Faculdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

VIRUS MOSAICO COMUM DA SOJA

O VMCS dissemina-se através de sementes contaminadas. As sementes germinam e podem originar plântulas infectadas as quais se constituem na fonte de inóculo primário.

Devido à transmissão pelas sementes é o vírus mais disseminado no país e no mundo. Em geral, as fontes de inóculos primários são as sementes contaminadas, as quais após a emergência servirão de fonte de inóculo para os insetos vetores (pulgões).

Diversas espécies de pulgões, como, Myzuz persicae, Acyrthosiphon dirhodum, Hysteroneura setariae, Schizaphis graminum, Rhopalosiphum maydis e Dactninotus ambrosiae, transmitem o VMCS de forma não persistente. Outras espécies como Aphis craccivores e Rhopalosiphym padi também são vetores.

Epidemiologia

O VMCS dissemina-se através de sementes contaminadas. A porcentagem de transmissão pelas sementes é bastante variável, mas os valores obtidos com cultivares suscetíveis ficam entre 0,5 e 7%. Nos testes de transmissão do vírus por sementes as porcentagens variaram com as cultivares e com a estirpe do vírus. Constatou-se que sementes sem manchas podem transmitir o vírus e originar uma plântula infectada. No entanto, nem todas as sementes manchadas originam plântulas infectadas

(Revista Cultivar, 2010).

Sintomatologia

Plantas infectadas apresentam folhas encarquilhadas, com algumas bolhas e com mosaico distribuído irregularmente sobre o limbo foliar. A maturação é atrasada e é comum encontrar plantas verdes no meio de plantas já amadurecidas. Genótipos suscetíveis produzem sementes com manchas marrons ou pretas, de acordo com a cor do hilo. Há genótipos suscetíveis que não produzem sementes manchadas. Sementes sem manchas podem transmitir o vírus e originar plântulas infectadas. No entanto, nem todas as sementes manchadas originam plântulas infectadas.

O VMCS causa também redução do tamanho das vagens e sementes e prolongamento do ciclo vegetativo, com sintoma característico de haste verde.

(Embrapa, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com