TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Faculdade

Casos: Trabalho Faculdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  4.039 Palavras (17 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Pesquisa sobre Tecnologias de Gestão. Suas competências e Habilidades. Discutem-se primeiramente os desafios para o gestor contemporâneo, conceitua-se o que é mudança organizacional e quebra de paradigmas. Apresentam-se tecnologias de Gestão Organizacional, conceitos como terceirização, benchmarking, gerenciamento com livro aberto, reengenharia, empowerment, gestão e organização horizontal e aprendizagem organizacional. Abordam-se as ferramentas de Gestão Organizacional, como os Sistemas de Informações Gerenciais. Debatem-se as novas demandas e ambientes para o Gestor Contemporâneo – temas como assedio sexual e moral, ética, governança corporativa, meio ambiente e saúde do trabalhador.

Palavras-chave: Tecnologia de Gestão; Gestão Organizacional; Sistemas de Informação Gerencial; Ética, Saúde e Meio Ambiente.

A EMPRESA

SCHINCARIOL

Fundada em 1939, a Schincariol possui um dos maiores e mais modernos parques de produção de bebidas da América do Sul e estão entre as 15 maiores no mundo.

No início do século XX o filho de imigrantes italianos Primo Schincariol decidiu instalar, nos fundos de sua casa em Itu, interior do Estado de São Paulo, uma pequena fábrica de bebidas. Lá, começou a produzir licor de cacau, conhaque, groselha, vinho quinado, anisete (licor de anis) e o refrigerante Itubaína, cujo nome surgiu em homenagem à cidade.

Fabricado no sabor Tutti-Frutti, o refrigerante logo se transformaria em um sucesso de vendas. Para distribuir o que fabricava, Primo colocava as caixas em carroças e as levava até os comerciantes locais. Assim, da pequena fábrica artesanal, surgiu a Schincariol.

Para chegar até aqui, percorreu uma trajetória repleta de desafios e conquistas. Já sob o comando dos filhos de seu fundador, José Nelson e Gilberto Schincariol, no final dos anos 50, a fábrica investiu na compra de máquinas e equipamentos e, em 1966, foi transferida para o local onde hoje é a sede da empresa.

Em 1989, foi realizado o sonho de Primo Schincariol: o início da produção de cerveja. O lançamento da cerveja Pilsen Schincariol abriu portas para o desenvolvimento de novos produtos, como a cerveja Nova Schin, as linhas de refrigerantes, águas, bebidas mistas (Skinka) e néctares (Fruthos). Além disso, impulsionou grandes investimentos com as aquisições de unidades fabris e marcas, como Cintra, Devassa Bem Loura e a Schin NO GRAU, e para o ingresso no segmento de cervejas Premium, com a Baden Baden, a Devassa e a Eisenbahn.

Hoje, com 13 unidades fabris instaladas em 11 estados brasileiros, suas marcas são distribuídas por 11 centros de distribuição próprios (DPs), aproximadamente 195 revendas credenciadas e diversas unidades de negócios (Unegs). Todos estão localizados estrategicamente e são responsáveis por abastecer mais de 600 mil pontos de venda, em todo o território nacional. A aquisição pela Kirin Holdings Company Limited, líder asiática na manufatura de bebidas, e ainda com atuação nos setores alimentício, bioquímico e farmacêutico, dá origem a uma nova e poderosa multinacional, que está entre as 15 maiores do mundo e são formada por 42 mil funcionários, atuando em cinco continentes.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

A Mudança Organizacional hoje é uma constante. Empresas que desejam adentrar, firmar-se ou continuar no mercado não podem ser estáticas. Devem acompanhar essas transformações, quer tecnológica, econômicas, social e ecológica.

Não basta apenas mudar de forma inconsequente. É preciso mudar e agir de tal forma que a organização inteira entenda que a mudança é produtiva tem que se adaptar a ela, para que funcione.

Também não é fácil. Às vezes os colaboradores se intimidam, não reage bem à informação. A insegurança, o medo de perder o emprego, novas tecnologias, pode gerar um bloqueio e ate um boicote da parte dos colaboradores. Por isso, desde a criação, a mudança organizacional deve ser bem esclarecida e explicada aos colaboradores. Eles devem ter informação o Maximo possível a respeito. Deve-se estabelecer o que deseja, e determinar como atingir.

Para ilustrar: tenha como exemplo uma empresa de prestação de serviços que após alguns anos de atividade, de se firmar no mercado, decida estabelecer certos padrões.

Alguns colaboradores estão ali desde o início da empresa e não entendem a necessidade de, por exemplo, contratar um supervisor de vendas, um profissional na área de recursos humanos, que sejam mais rígidos com as formalidades de saídas, ponto eletrônico, estabelecerem um padrão para as vendas, porque no inicio tudo era informal.

Essas mudanças mexem com o emocional e vem logo a pergunta: estamos aqui desde a fundação e esses novatos querem mandar na gente? Em geral ocorre isso. Logo surgem as conspirações e há o boicote das ações de melhoria.

Para que as mudanças surtam o efeito desejado, e necessário desde a concepção do projeto, informá-los que as melhorias são para beneficio próprio dos mesmos. Melhor aferição das horas trabalhadas, relatórios precisos de vendas que gera lucro para empresa e colaborador. Nem sempre é fácil, mas muitas vezes é necessário, para obter melhores resultados.

A mudança deve ser motivada para responder a uma necessidade – interna ou externa. Quando bem elaborada:

Direciona os gestores a como gerir suas metas;

Direciona os colaboradores a como agir para atingir seus objetivos;

Direciona a organização ao êxito.

PARADIGMAS

Paradigma (do grego parádeigma) algo que serve de exemplo geral ou de modelo.

Gramática - Conjunto das formas que servem de modelo de derivação ou de flexão.

Linguística - Conjunto dos termos ou elementos que podem ocorrer na mesma posição ou contexto de uma estrutura.

É a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.

Ferdinand de Saussure

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com