TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Marcadologico

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Marcadologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

1) Mercado de Capitais

- O que é o mercado de capitais

É no mercado de capitais, através dos seus correspondentes, que os investidores negociam seus títulos (ações, debentures, bônus de subscrição); desta forma vemos que sem o mesmo, a forma de transacionar ações e títulos monetários ainda continuaria algo moroso e obsoleto, feito com papel e lápis.

O mercado de capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas, como os bancos de investimento. São através destes que os investidores conseguem fazer suas transações de forma segura e aberta, pois todos são regulamentados e fiscalizados, dando assim uma grande noção de segurança aos integrantes do mercado.

Além de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas, o mercado de capitais também viabiliza o processo de capitalização de recursos, pois de forma pulverizada, abre a informação para terceiros, que podem fazer parte do book de ofertas da empresa, aumentando a chance da companhia alcançar o valor desejado em seu IPO.

- Como uma empresa abre o capital

O lançamento de ações no mercado aumenta o patrimônio liquido da empresa, e possibilita uma alavancagem financeira. Desta forma a empresa aumenta seu valor e suas projeções de crescimento. Quando isto ocorre vemos que aumenta a confiabilidade dos investidores na empresa e suas ações sobem pois a procura por se tornar um sócio aumenta.

Para uma empresa abrir o capital na bolsa de valores a mesma precisa preencher alguns pré-requisitos estipulados pelos órgãos reguladores como a CVM e a BM&FBovespa.

Podemos citar que para fazer a oferta, a empresa precisa ofertar pelo menos 100 milhões de dólares em ações. Também temos que destacar que a empresas aberta, passa a detalhar suas informações à bolsa, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e aos acionistas, este caráter de transparência serve para passar confiança ao mercado.

- Como os investidores negociam ações no mercado de capitais

Quando uma ação é lançada no mercado pela primeira vez, é feito através de um IPO; os primeiros compradores são ditos que adquiriram a ação no mercado primário, eles fazem suas compras através de uma reserva, onde o numero de ações é distribuído entre os interessados na proporção das suas reservas. Digamos que uma empresa deseja vender 10 mil ações a R$ 10,00 no seu IPO; e ela teve um book de reserva de R$ 200.000,00 ( o dobro do esperado); assim, os investidores receberão metade do que reservaram, devido a distribuição das ações. Caso o valor capitado seja inferior, os interessados receberiam a quantia total desejada.

Após o recebimento das ações no IPO, os acionistas começam a vendar e comprar as mesmas, onde chamamos de mercado secundário, dando a oportunidade de novos interessados negociar estes títulos. A compra e venda é feita através de demanda e oferta, intermediada por uma entidade autorizada, ditando os preços de acordo com o melhor comprador e o melhor vendedor.

Uma ação só é comprada ou vendida quando existe o comum acordo entre as partes, onde o comprador deseja pagar o preço que o vendedor estipulou.

- Quais são as vantagens e desvantagens de se abrir o capital

A maior vantagem para uma empresa que abre seu capital, é a captação de recursos, a empresa se financia com um preço muito baixo, recebendo o capital dos investidores quando faz o IPO. Outra grande vantagem é a liquidez, como as ações serão pulverizadas no mercado secundário, os grandes acionistas podem comprar e vender suas ações com maior facilidade.

Os pontos negativos, que podemos citar são que a empresa passa a ter que publicar seus números, quebrando o sigilo. Quando uma empresa decide abrir seu capital, ela passa a ser controlada por diversos novos acionistas, tendo assim que reportar ao mercado todos os seus balanços e suas projeções para o futuro, para assim adotar uma postura transparente, revelando para o mercado que a empresa esta em conformidade com as regulamentações.

Outro ponto é que a partir do momento em que uma empresa vira uma SA de capital aberto, terá a obrigatoriedade de fazer assembleias periódicas, com participações aberta dos novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com