TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Biodiesel

Por:   •  19/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Introdução

Irei apresentar sobre algumas vantagens e desvantagens do biodiesel, sua importância para o Brasil e nosso planeta, seus produtos que são utilizados, seu meio de produção, os espaços de produção, suas consequências e, no entanto, irei colocar algumas imagens como demonstrações sobre biodiesel.

  1. Biodiesel

O biodiesel é um combustível renovável, produzido por fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras). Ou seja, um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável. A principal matéria-prima utilizada na fabricação do biodiesel são óleos de origem vegetal.

No Brasil a tecnologia de fabricação do biodiesel está totalmente avançada. A Petrobras é uma delas e o combustível orgânico já está sendo utilizado em alguns veículos em nosso país. Acredita-se que, este combustível possa substituir, aos poucos, nos veículos os combustíveis fósseis. Será um imenso avanço para diminuir a poluição do ar.

A produção de biodiesel é um impacto positivo, os impactos acontecem principalmente em espaço social, profissional e ambiental.

Em espaço social o biodiesel evita o máximo a poluição do ar e melhora a saúde das pessoas, ao contrário do diesel comum que lança toneladas de dióxido de enxofre, hidrocarbonetos pesados oriundos da queima incompleta sem falar na enorme emissão de dióxido de carbono e outras partículas que causam problemas respiratórios e dermatológicos.

No espaço profissional, a produção desse biocombustível vem aumentando o número de empregos tanto no campo quanto na indústria em virtude de sua fabricação reclamar da mão de obra especializada e nos cuidados com as culturas que fornecem matéria prima.

O aspecto mais importante da fabricação do biodiesel é o ambiental, por que o meio ambiente vem enfrentando sérios problemas causados pela poluição dos combustíveis que podem ou não ser renováveis.

Algumas vantagens são:

- Gera baixos índices de poluição a queima do biodiesel, colaborando com o aquecimento global.

- Desenvolve a agricultura de várias regiões produtoras de grãos oleaginosos

- Diminui o êxodo rural, pois gera emprego e uma boa renda no campo.

 - Se trata de uma fonte totalmente renovável.

 - Torna as economias dos países independentes dos produtores de petróleo.

- O custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo, e sua produção tem o uso de tecnologias e é produzido em largas escalas.

O biodiesel apresenta bem poucas desvantagens como a dificuldade em sua obtenção, inadaptações mecânicas dos veículos existentes sua produção, apresenta um custo mais alto do que a dos combustíveis normais. A produção de biodiesel em grande escala exige profissionais especializados, e equipamentos sofisticados, ao contrário do pensamento de muitos a síntese envolvida na fabricação desse combustível exige conhecimentos profundos em química orgânica, bioquímicos e físico-químicos.

Algumas desvantagens são:

- Biodiesel envolve a manipulação do metanol que é extremamente venenoso e bases fortes como NaOH que pode ser altamente tóxico e corrosivo.

- Se o consumo mundial for à larga escala, pode haver um alto grau de desmatamento florestal para a produção de grãos, em países que não fiscalizam adequadamente seus recursos florestais, ou seja, isso irá diminuir as reservas florestais do nosso planeta.

 - Pode ter um aumento no preço dos produtos que são utilizados em alguma fase da produção como o leite de soja, óleos, ovos, carne, rações para animais, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (265 Kb)   docx (187.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com