TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Estocagem

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

A estocagem pode ser conceituada como o ato de desenvolver ou criar estoque. Trata-se de mais uma estratégia logística vital para qualquer negócio, independentemente do porte ou segmento de atuação.

Quando bem executada, assegura o atendimento eficaz dos pedidos, o cumprimento de processos just in time e impede a falta de um produto ou material.

A função estoque ocupa uma função muito importante para a empresa, pois ela acaba sendo estratégica para o contexto empresarial, visto que os estoques desempenham diferentes papéis dependendo dos objetivos a serem alcançados, sendo que funcionam como reguladores do abastecimento de produtos ao mercado, ou como impulsionadores para as vendas, ou como diferenciadores perante os concorrentes, visto que, em muitas vezes, os clientes desejam os produtos no mesmo momento da compra, não estando disposto a esperar pela entrega.

Características de estocagem:

  • Menor dinamismo;
  • Guarda permanente de matérias-primas e produtos;
  • Relação direta com fluxo de caixa, fornecedores, estratégias de vendas e marketing;
  • Conceito mais subjetivo, relacionado principalmente com os itens que são depositados dentro do armazém.

Portanto, a estocagem faz parte das maiores e mais relevantes estratégias empresariais. Sem processos eficientes nessa área, dificilmente um negócio prospera e ganha espaço no mercado.

Aplicação do produto pela estocagem:

O vinho na etapa de estocagem serve também para melhorar a qualidade do produto, num processo chamado de maturação, ou envelhecimento.

Os principais fatores a ser controlados durante a estocagem são a temperatura, a umidade e a atmosfera do armazém. Além destes, fatores como manuseio, condições de empilhamento e transporte, também colaboram para manter a qualidade do produto final.

Os produtos alimentícios, principalmente no caso de produtos preservados por processos de refrigeração. A estocagem deve ter o menor tempo possível na empresa e quando associada a uma expedição correta e organizada garantem a entrega do produto com máxima qualidade.

O controle das condições de estocagem é muito importante para evitar a deterioração, que pode ser causada por três tipos de mecanismos:

  • organismos vivos: microrganismos, insetos, vermes;
  • atividade bioquímica: respiração, oxidação, etc.;
  • processos físicos: quebra de embalagem, cristalização ou outros;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com