TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Gestão

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.547 Palavras (15 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 15

 

[pic 1] [pic 2]

                         Riviane cardoso da silva

        

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

[pic 3]

[pic 4]

Riviane Cardoso da Silva

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III –  GESTÃO

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Marcia Maria Barreiros

Tutor de Sala: Sindolvada Teodosio Souza

Coruripe/AL

2019

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO...................................................................................................................3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO.3

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO.....................................................................4

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO.........................................................................................................................6

PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO................................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................15

REFERÊNCIAS...................................................................................................................16

INTRODUÇÃO

     O presente relatório é uma apresentação de um estudo realizado sobre a realidade educacional na disciplina Estágio Supervisionado -GESTÃO.

   O objetivo proposto pela disciplina é analisar como ocorre o processo da Gestão Escolar e sua relação com determinantes socioeconômicos que são elementos norteadores da ação do pedagogo na unidade escolar, os fundamentos e as concepções da gestão escolar e as relações educativas como elemento de redimensionamento do trabalho do pedagogo escolar.

  O Estágio de Gestão foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica São Rafael no período de 14 à 30 de junho de 2019. Tendo como alvo: compreender os parâmetros que constituem os processos de gestão escolar e sua relação com os determinantes socioeconômicos considerando a natureza e a especificidade da organização do trabalho pedagógico escolar; enfatizado os elementos norteadores da ação do pedagogo nas unidades escolares ( reuniões pedagógicas, conselho de classe, formação continuada, planejamento de ensino e organização dos espaços) dialogar acerca dos fundamentos da gestão escolar, analisar o papel do pedagogo e sua ação na organização do trabalho pedagógico.

 

             Caracterização do campo de estágio e atuação do pedagogo

 

   Este relatório foi elaborado   a partir dos dados no Estágio Curricular Supervisionado em Gestão, ocorrido na Escola Municipal de Educação de Básica São Rafael, localizada na rua Amapá Distrito de Bonsucesso, Coruripe Alagoas.

 Na escola é ofertado as modalidades de ensino educação infantil e ensino fundamental I e II.   A instituição funciona no período matutino de 07:30h as 11:30 no vespertino 13:00 as 17:00h.                        

 

   Tendo como profissionais 1 auxiliar de secretaria, 1 secretaria, 4 auxiliares gerais,1 porteiro, 1 bibliotecária 19 professores, e 412 alunos, sendo 4 alunos especiais. A escola possui 11 salas, 1 biblioteca, 1 sala de direção, 1 pátio descoberto e 1 coberto 1 cantina pequena 3 banheiros e uma sala de atendimento ao AEE.

 

 O pedagogo que atua no espaço escolar, deve sempre ter um projeto pedagógico a ser realizado na sua ação diária e, dentro desse propósito o projeto pedagógico tem o mesmo objetivo de ofertar um programa de ensino, levando consideração a missão a qual se propõe a instituição. Outro fato observado é o Atendimento Educacional Especializado que é um serviço da educação especial que organiza recursos pedagógicos para suplementar a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela. São definidos horários no contra turno, disso o atendimento é realizado na sala de recursos multifuncionais por profissionais capacitados e as atividades são desenvolvidas individualmente e coletivamente.

                         DIÁRIOS DE OBSERVAÇÕES

Diário de Observação Nº 01

Instituição: Escola Municipal de Educação Básica São Rafael

Data: 14/08/2019

Local: Rua Amapá Distrito de Bonsucesso , Coruripe-AL

Hora de Início/Término da Aula: Das 13:00h às 17:00h.

Estagiário: Riviane Cardoso da Silva

Coordenadora pedagogica: Rosicléa Rodrigues dos Santos

DIRETOR: Eritan Carlos Mathias Silva

Relato de Observação: Observar o trabalho do pedagogo na gestão escolar com o intuito de conhecer e avaliar as teorias da educação geradas no contexto escolar. Nas atividades do primeiro dia de observação pude acompanhar o trabalho da pedagoga durante todo o período da aula, o ambiente é bem burocrático com vários documentos e relatórios. Também é possível observar como é acompanhado a frequência de alunos faltosos.

Diário de Observação Nº 02

Instituição: Escola Municipal de Educação Básica São Rafael

Data: 15/08/2019

Local: Rua Amapá Distrito de Bonsucesso, Coruripe-AL

Hora de Início/Término da Aula: Das 13:00h às 17:00h.

Estagiário: Riviane Cardoso da Silva

PEDAGOGA: Rosicléa Rodrigues dos Santos

DIRETOR: Eritan Carlos Mathias Silva

Relato de Observação: No segundo dia ao chegar a escola, a pedagoga estava observando o horário dos professores. Logo em seguida observei a estrutura física das salas de aula que são bastante favoráveis a prática pedagógica, uma funcionária me mostrou como funcionava várias coisas na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (90.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com