TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de pequisa em instituição

Por:   •  20/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]       E.E.B MARECHAL BORMANN

                Disciplina: Sociologia

         Turma: 301

CENTRO DE CONVENIENCIA DO IDOSO

Aluna(s): Bruna GirardiCecon

Dayanne Sampaio Antonio

Dyenifer Domingues

Laura da Fonseca

Tálika Pedroso

Chapecó 29 de setembro 2016

1.0 JUSTIFICATIVA

           Após recebermos a tarefa onde deveríamos executar um trabalho de visita a uma instituição, a maior dificuldade veio na hora de conseguir permissão, pois algumas instituições que procuramos recusaram nossas propostas e assim não iríamos conseguir atingir o objetivo do trabalho, tentamos no Materno Infantil, Hospital Dia Chapecó e um abrigo para Crianças. Após algumas tentativas nosso ultimo local seria o CCI (Centro de Conveniência do Idoso), foi onde conseguimos permissão, tivemos que enviar e-mails para agendar nossa visita e conseguimos o horário somente no período matutino.

           Procuramos está instituição porque atualmente os idosos representam uma parte culta na sociedade, durante suas vidas tiveram conquistas que hoje são desvalorizadas, seus valores eram diferentes e seus conceitos eram outros. Valorizar os idosos é reconhecer a importância de milhares de pessoas que dedicam muitos anos de suas vidas a construir um futuro mais promissor e seguro para todos nós.

            Foi uma visita muito interessante, os profissionais que trabalham na instituição nos receberam e nos trataram com muito respeito. Ao todo são 18 idosos que vivem ali e que nos receberam com amor e aconchego. Percebemos que apesar de toda alegria, olhando profundamente em seus olhos podemos ver que ali há sinais de tristezas, por não ter uma família por perto.

           A instituição em si não apresenta problemas, os cômodos são limpos e organizados, os horários são bem dispostos, atividades são feitas diariamente, há ajuda de fisioterapeutas, psicólogas e uma equipe de médicos disponíveis o dia todo, o local é amplo e bem arejado, os idosos apresentam boa saúde e aparência.                      A única falta que ouvimos seria de que o governo não estaria mais disponibilizando alguns remédios e para que a compra fosse possível os idosos teriam que retirar dinheiro de suas aposentadorias.

         Desta visita a única melhora a nosso ver seria reformar a sala de estar e deixá-la com uma melhor aparência, colocar nela mais cores e organizá-la de uma maneira mais aconchegante, para os idosos a nossa proposta seria um dia de jogos, onde levaríamos até eles dança, teatro, jogos e brincadeiras, que possibilitassem um dia de diversão e fuga da mesmice.

             A proposta de realização do nosso projeto vem de encontro à necessidade de melhoria da qualidade de vida a nossos idosos, sendo que atualmente o numero de idosos vem crescendo de forma gradativa, representando 8,6% da população total. O envelhecimento é entendido como parte integrante e fundamental de cada indivíduo, durante o processo do envelhecimento, as oportunidades de adquirir conhecimento e de se sentir útil na sociedade, são vistas por muitos como escassos. Cabe à sociedade fazer com que o idoso se reinsere no meio na qual ele vive e que o mesmo se sinta importante.

2.0 FUNDAMENTAÇÃO

        

Quando se chega à terceira idade, é normal que nesse ciclo haja algumas mudanças comportamentais, físicas e psicológicas como perda de memória, perda da autonomia, saúde em declínio e dificuldades cognitivas. Entretanto, existem diversas atividades que estimulam o cérebro para que esses sintomas sejam amenos ou simplesmente não afetem ao idoso.

Para manter sua saúde mental, o idoso deve sempre estar estimulando seu cérebro para que se mantenha ativo, isso tudo caracteriza-se pela ginastica cerebral, uma técnica desenvolvida para trabalhar com todas as potencialidades do cérebro, melhorando a memória, aprendizado, concentração, criatividade, além de eliminar o stress. A ginástica cerebral visa o estimulo cognitivo através de desafios que objetivam a saída da mente da zona de conforto, fazendo com que o idoso intensifique suas atividades intelectuais.

Segue alguns exemplos de exercícios estimulantes:

  1. Teste das cores: Consiste numa matriz com palavras e cores. As palavras correspondem ao nome das cores, por exemplo: “azul”, “verde” e “amarelo”, cada uma das palavras possui uma cor correspondente, por exemplo, a palavra “azul” escrita em amarelo e a palavra “amarelo” escrita em verde. O objetivo desde teste é dizer a cor de cada uma das palavras evitando ler a palavra propriamente dita. Ou seja, na palavra “amarelo” escrita em verde, o indivíduo deve dizer “verde” e não “amarelo”, Esse exercício é muito estimulante, pois o lado esquerdo do cérebro irá tentar ler o texto e, por sua vez, o lado direito tentará dizer a cor.

  1. Jogo da memória: Pode ser apresentado em diversas formas diferentes, com um baralho de cartas ou um cenário, por exemplo. No caso do baralho de cartas, estes devem conter vários pares de cartas iguais. Depois, estas devem ser dispostas sobre uma superfície com as imagens voltadas para baixo. O objetivo é o idoso voltar aleatoriamente duas cartas de cada vez, de forma a descobrir os pares, isso ajuda na memorização, tendo em vista que conforme se erra se vai memorizando as cartas e suas posições.

  1. Quebra-cabeças: Quebra-cabeças, palavras cruzadas, sudoku, são exercícios fundamentais para o desenvolvimento ou manutenção das capacidades cognitivas. Eles fazem pensar exercitar, memorizar e ativam a concentração para a resolução do enigma. Neste sentido é uma excelente forma de ocupar a mente e estimulá-la, tornando-a mais ágil.
  1. Pintura: Atua na coordenação motora das pessoas, ajudam na capacidade de organização e servem como um recurso terapêutico, além de ativar os canais sensoriais, com isso, ajuda a equilibrar as emoções e soltar a imaginação e pensamento.

Esses são apenas alguns exemplos de estímulos de raciocínio que podem ser feitos com a terceira idade e que trarão um bem significante para a vida dos idosos.

2.1 TEATRO

O ciclo da terceira idade proporciona diversas mudanças na vida dos idosos, já foi abordado sobre as mudanças psicológicas, mas também é necessário manter-se atendo as mudanças do corpo, por isso é fundamental que haja um acompanhamento físico com atividades regulares que proporcionem um bem-estar para o idoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (960.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com