TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre erosão

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

Erosão

O que é: Erosão é um fenômeno natural que causa a degradação dos materiais da terra. O vento, as águas de chuvas, rios , mares e geleiras são agentes erosivos.

Tipos de erosão:

Erosão eólica: É a erosão causada pelo vento, que pode atingir alta velocidade carregando tudo o que encontra pela frente. E quando existem obstáculos, (como por exemplo, montanhas, rochas, prédios e vegetação) ele age como uma lixa, podendo reduzir rochas a pó com o passa de muito tempo e te mesmo esculpi-las.  

[pic 1][pic 2]

Erosão hídrica: Existem quatro tipos de erosão hídrica, a pluvial que é causada pela água da chuva, a fluvial que é causada pela água dos rios, a marítima que é causada pela água dos mares, e a glacial que é causada pela água congelada.

Na pluvial, a água ganha cada vez mais força conforme o volume de chuva e a inclinação do terreno, assim consegue varrer os grãos de terra com facilidade, formando-se assim de valetas pequenas a grandes buracos. [pic 3][pic 4]

Na fluvial a força das águas dos rios arrastam terra, pedra, areia e outros matériais, e é com essa força que com o tempo vão cavando a terra, formando assim o leito dos rios, os vales, cavernas, cavernas e canyons.

[pic 5][pic 6]

Na erosão marítima o movimento constante das ondas pode desgastar e até mesmo quebrar pedaços de rochas e fazê-los rolar constantemente de um lado pro outro até se reduzirem a grãos de areia.

[pic 7][pic 8]

Na glacial, ao se congelar  a água aumenta de volume, exercendo pressão se estiver entre rochas, chega a rompe-las . Quando descongela a água escoa para os rios arrastando consigo os fragmentos formados.

[pic 9][pic 10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (612.6 Kb)   docx (530.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com