TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho vidas secas e quinze

Por:   •  30/5/2017  •  Seminário  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2
  1. É aquela que se preocupa com a realidade, buscando denunciar os principais problemas sócios em uma linguagem cotidiana.

Exemplos: Analfabetismo, desemprego, fome e seca.

  1. Foi uma reunião de obras de caráter social que surge na segunda fase do modernismo no Brasil (1930-1945), influenciados, sobretudo pelo movimento Neorrealista. Por isso, os romances, nesse momento, são chamados de romances neorrealistas ou romances regionalistas (por abordarem aspectos de algumas regiões do país, por exemplo, a seca do Nordeste). E teve como principais autores: José Américo de Almeida, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Jorge Amado.
  2. Porque os oprimidos não sabiam como formular as suas ideias já que não conheciam a linguagem, os escritores “falavam por eles”.
  3. Denunciava os problemas sociais, como a seca e a situação precária em que as pessoas dessa região viviam.
  4. No Quinze se destaca o amor impossível entre Conceição e Vicente. E o sofrimento da família de Chico Bento que, forçada pela seca impiedosa e devastadora, é obrigada a migrar para a capital Fortaleza em busca de sobrevivência.

Já no Vidas Secas relata a vida de Fabiano e sua família na busca por abrigo e comida nos tempos de seca.

  1. Animais morrendo, terras improdutivas, desnutrição e migrações temporárias ou permanentes.
  2. Quinze e Vidas Secas abordam a luta dos retirantes na busca de lugar digno para morar e trabalhar, porque a região em que moram é castigada todos os anos com o advento da seca. A seca causa miséria, fome, doenças e morte.
  3. O governo realiza a liberação de carros pipas, a construção de cisternas, poços profundos entre outras coisas. Mas mesmo com todos esses projetos não conseguem solucionar esse problema chamado seca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com