TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre o Livro Vidas Secas

Por:   •  13/9/2019  •  Dissertação  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

De modo a romper com quaisquer limitações artísticas, Paul klee inicia uma sequencia de obras, denominadas “Invenções”, onde Klee as discreve como sendo “A libertação de uma arte que apenas reproduz o visível”.

 Obras como “Fenix idoso, 1905” e ”um homem submerge diante a coroa, 1904” refletem sua visao cetica do mundo e seu desdem pelos costumes burgueses que valorizavam a arte pela estética superficial. Ele observava os comportamentos burgueses sempre com distanciamento e ironia questionando os papeis sociais tradicionais .

Com isso, buscou criar figuras estranhas, precocemente surreais, com certa ironia e acidez.Isso fez com que se destacasse como artista moderno, uma vez que desenvolveu em estilo próprio que lhe permitia transmitir facetas tanto de sua vida pessoal, ilustrando sentimentos por figuras simples, infantis e próximas do cotidiano, quanto da instabilidade política da época.

Neste viés, podemos fazer uma aproximação das obras de klee citadas acima, para com o modo revoluciolário que Oswald de Andrade se impos na literatura durante a primeira fase do modernismo, durante a semana de arte moderna de 22. Assim como klee se demonstrou irreverente no campo artístico, oswald se opos a forma como a burguesia via as obras clássicas do romantismo e parnasianismo como único sinonimo de beleza.

Oswald dispensava o rigor gramatical e a formalidade dos sonetos. Valorizava a linguagem coloquial, temáticas cotidianas, versos livres e a aproximação da linguagem oral de vários segmentos da sociedade brasileira, como se pode observar no poema Pronominais, de Oswald de Andrade .

Pronominais

-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

 E do mulato sabido

 Mas o bom negro e o bom branco

 Da Nação Brasileira

 Dizem todos os dias

 Deixa disso camarada

 Me dá um cigarro.

Oswald de Andrade ANDRADE, O. Obras completas, Volumes 6-7. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.

Desta forma, vemos que paul klee e oswald de andrade, dois grandes nomes do modernismo, estavam sempre a frente do seu tempo, pois buscaram romper com estéticas padronizada e  maneiras passadas de se expressar, o que lhes deram asas  para transmitir ( por meio da arte ou literatura ) o que quisessem e para quem quisessem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com