TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos 2014

Pesquisas Acadêmicas: Trabalhos 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

João sonhou com Maria e beijou-a.

Para a Lógica, a inferência é a de que temos duas proposições unidas por um conetivo, e nada mais: João sonhou com Maria, e João beijou Maria. Simples assim, duas proposições sem qualquer outro vínculo entre elas que o conetivo 'e'. Mas, em uma interface com a Semântica e com a Pragmática, podemos interpretar que João sonhou com Maria e beijou Maria no sonho, e não no mundo real, inferência essa que escapa à Lógica. Nesse tipo de investigação de interface é relevante descobrir como as propriedades do conetivo 'e' em linguagem natural parecem contribuir para o significado composicional da expressão em (4), uma vez que, para a Lógica, o conetivo 'e' não tem qualquer outra função que não seja a de conectar proposições. Esse é o tipo de investigação que o Programa de Pesquisa em Lógica e Linguagem Natural propõe para aqueles interessados em investigações lingüísticas - pesquisas onde um objeto seja construído de maneira relevante para todas as áreas envolvidas na interface.

E, para os interessados em estudos de outra natureza, em interfaces com outras áreas, os conhecimentos de base adquiridos nos cursos de Semântica garantem os fundamentos necessários para a construção de interfaces. Um aluno pode se propor a um estudo de interface com as Ciências Cognitivas, e investigar como o significado é interpretado pelo cérebro humano quando tem diferentes origens - será que as mesmas regiões do cérebro que são ativadas quando uma pessoa vê uma foto de alguém fazendo o número dois com os dedos são as mesmas de quando essa pessoa lê o número dois em uma folha de papel?

Assim, a riqueza maior do Programa de Pesquisa em Lógica e Linguagem Natural reside no objetivo de garantir aos pesquisadores interessados em investigações na área as bases necessárias para estudos ainda mais arrojados, bem-fundamentados pelo conhecimento da construção de interfaces, pelos conhecimentos em Semântica e pelos conhecimentos em Lógica.

O Programa de Pesquisa em Lógica e Linguagem Natural se propõe, enfim, a prover o que é mais básico, mas que também é aquilo que é mais importante: o que é realmente fundamento e fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com