TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Academicos Mais Comuns

Dissertações: Trabalhos Academicos Mais Comuns. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO

O Relatório é a parte final de uma pesquisa. Seu objetivo consiste em dar ao leitor o resultado completo do estudo, apresentando fatos, dados, procedimentos utilizados, resultados obtidos, chegando a certas conclusões e recomendações (RAMPAZZO, 2005).

O Relatório está estruturado em:

ELEMENTOS

PRÉ-TEXTUAIS:

Capa

Folha de rosto

ELEMENTOS TEXTUAIS:

Introdução: escolha do assunto, delimitação, justificativa e objetivos;

Revisão da bibliografia: apresentação da pesquisa bibliográfica sobre o assunto;

Metodologia: procedimentos empregados para obtenção dos dados;

Conclusão: análise e interpretação dos dados.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Lista de referências usadas no texto. As referências devem ser elaboradas conforme as normas da ABNT.

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA OU PAPER

Segundo a ABNT (1989), paper é um pequeno artigo científico elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa. É utilizado nas comunicações em congressos e reuniões científicas, sujeitos à sua aceitação por julgamento. A finalidade de um paper é formar um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, cotejar dados, prover uma metodologia própria e, finalmente, concluir ou eventualmente recomendar. Por ser bastante técnico, o paper pode conter fórmulas, gráficos, citações e pés de página, anexos, adendos e referências. A última coisa que se destaca neste tipo de trabalho é a opinião do autor. Por isso, em um paper, o julgamento de quem o escreveu é velado e tem a aparência imparcial e distante, não deixando transparecer tão claramente as crenças e as preferências do escritor. Conforme Carmo-Neto (1996), os dados de um paper são geralmente experimentais, mensuráveis objetivamente. Mesmos os mais intuitivos ou hipotéticos sempre imprimem certo aspecto científico e quase sempre são formados a partir de uma metodologia própria para aquele fim.

SEMINÁRIO

É um procedimento didático que consiste em levar o aluno a pesquisar a respeito de um tema, a fim de apresentá-lo e discuti-lo cientificamente. Poderá funcionar com um só grupo ou dividir-se em subgrupos, dedicando cada um deles ao estudo de aspectos particulares de um mesmo tema ou temas diferentes de uma disciplina. Cada integrante terá uma tarefa individualizada. Neste caso, a exposição poderá ficar a cargo de um representante do grupo ou poderá haver a apresentação de cada integrante individualmente. Para a dinâmica desta atividade em grupo, Eva Maria Lakatos (2004) sugere que o trabalho seja organizado com os seguintes participantes:

COORDENADOR: É representado pelo professor. É ele que propõe os temas, indica a bibliografia inicial, estabelece a agenda de trabalho e fixa a duração das apresentações.

ORGANIZADOR: é representado por um integrante do grupo. Este ficará responsável pelas reuniões, coordenará as etapas da pesquisa e poderá designar tarefas para cada componente do grupo.

RELATOR: O Relator será o componente responsável pela exposição dos resultados dos estudos do grupo, porém não é o único a falar em sala de aula.

O Secretário será representado pelo integrante designado pelo professor para anotar as conclusões finais, após os deb

Os Comentadores são os escolhidos pelo professor para o aprofundamento crítico do tema. Devem estudar com antecedência o tema a ser apresentado com o intuito de fazer críticas adequadas à exposição, antes da discussão e por ocasião do debate com os demais participantes.

Os Debatedores são todos os alunos da classe. Participam fazendo perguntas, pedindo esclarecimentos, colocando objeções, reforçando argumentos ou dando alguma contribuição.

Etapas do Seminário

O coordenador propõe o estudo, indicando a bibliografia mínima. Ele também formaliza os grupos e escolhe a figura do comentador e do secretário. O grupo formado escolherá o organizador e decidirá o número de relatores. Após esta etapa inicial, o grupo organizará reuniões sucessivas, sob a orientação do organizador para:

1. Determinar o tema central (“o fio condutor”);

2. Dividir o tema central em tópicos;

3. Analisar o material coletado;

Sintetizar as ideias dos diferentes autores, divididas sob a forma de introdução (breve exposição do tema central), desenvolvimento (explicação, discussão e demonstração), conclusão (síntese de toda a reflexão) e referências (de acordo com as normas da ABNT).

a atividade do seminário se resume em:

• Reunião da classe sob a orientação do coordenador;

• Apresentação dos resultados da pesquisa do(s) relator(es), em aula;

• Após a exposição, intervenção do comentador com os subsídios e críticas;

• Participação da classe nas discussões e debates, através de indagações, sugestões e/ou dúvidas;

• Para finalizar, o coordenador do seminário faz uma síntese e encaminha para as conclusões finais, fazendo a avaliação do seminário.

ANTEPROJETO DE PESQUISA

Trata-se de um documento temático que apresenta de maneira concisa o conteúdo de um projeto de pesquisa. É um estudo preparatório, esboço ou conjunto dos estudos preliminares, que irá constituir, depois das necessárias alterações, as diretrizes básicas do projeto definitivo. Um anteprojeto de pesquisa divide-se em:

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS: Folha de rosto, Sumário.

ELEMENTOS TEXTUAIS: Introdução: enunciar e delimitar o tema; objetivo geral; justificativa do estudo e bibliografia disponível;

Metodologia: elaborar o esquema de trabalho: coleta e tratamento de dados e método de pesquisa adotado;

Embasamento Teórico: é a parte da pesquisa em que o estudante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com