TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Sobre Estradas

Pesquisas Acadêmicas: Trabalhos Sobre Estradas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 2

Vantagem do uso deste tipo de Radar

Esse tipo de radares, que a DGT começou a instalar na Espanha, são utilizados em outros países para mitigar o efeito das emissãos dos veículos no medioambiente. A instalação dos radares de velocidade media nas cercanías de Rotterdam, em Holanda, conseguiu reduzir os níveis de contaminação do ar na zona entre um 5 e um 10 por cento.

Por ser câmeras que registram a imagem do carro, estes radares tambén são usados para verificar se os veículos que passam por aquele trecho têm o adesivo no pára-brisa afirmando que eles têm cumprido com o pagamento de impostos ou outros encargos para compensar o seu impacto sobre o ambiente.

Quanto ao principal função destes sistemas, redução dos acidentes de trânsito, o Conselho Europeu de Segurança nos Transportes diz que a maioria dos estudos aponta para uma redução na velocidade e, conseqüentemente, uma redução de acidentes de trânsito.

Assim, na Holanda conseguiram reduções de até 47 por cento do número total de colisões nas seções onde os radares estão instalados, na Gran Bretanha, a redução de mortes e lesões graves foi de até 85 por cento em algumas seções e na Áustria, a instalação de um destes radares em um túnel perto de Viena caiu em um terço dos acidentes de viação.

Na Itália, onde os radares de velocidade mêdia operam desde 2006, o operador que gere estes sistemas alegou que, naquele ano, nas seções onde estes sistemas foram instalados, houve uma redução de 51 por cento dos mortos, 27 por cento dos feridos e 19 por cento menos do que o número total de acidentes.

Valoração

Pessoalmente este novo sistema de fiscalização acho que reprenseta uma forte evolução no sistema de controle da seguridade nas rodovias. Se fiscaliza não só um ponto exacto da vía, com esses radares se pode conseguir um seguimento do carro num trecho maior e garantir uma maior seguridade em uma maior distancia.

Como se falou anteriormente tem muitas vantajems, a redução da polução, uma forte disminuição no número de acidentes viários, mas tambén não é um sistema perfeito e tem seus inconvenientes ( se fala que estes radares dão erro quando dos automóveis circulam em paralelo pelo mesmo ponto).

Alem disso, acho que este tipo de inovações tecnológicas podem ser de grande utilidade para a redução do número de acidentes nas vías e para tentar dar consciência a população da importancia da educação vial. Em numersos países europeos estam a ter um bom funcionamento e acho que no Brasil seria uma boa técnica a utilizar pois a educação viária debería mudar fortemente para poder ter uma maior segurança nas rodovias.

Bibliografía:

http://www.lukor.com/viajes/10101309.htm

http://www.autopista.es/noticias/todas-las-noticias/articulo/radares-tramo-reducir-contaminacion-aire-58250.htm

http://www.euroradares.com/detectores-radares/funcionamiento-de-los-radares-de-tramo.html

http://www.tecnoradar.es/ecuacionradar.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com