TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento Físico Vem Dançar

Por:   •  3/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS – ESFA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ALESSANDRO FADINI

VEM DANÇAR COM A GENTE: A DANÇA COMO INSTRUMENTO DE CULTURA E LAZER

SANTA TERESA

2019

1. RESUMO DO PROJETO.

a. Título: Vem dançar com a gente

b. Instituição: Claretiano

c. Curso: Bacharelado em  Educação Física

d. Disciplina: Gestão de Projetos

e. Professora responsável:

f. Local: Praça de Santa teresa

g. Palavras-chave: Dança cultura, experiência.

2. INTRODUÇÃO:

 A dança não recebe sua devida atenção no contexto escolar, geralmente ela é usada apenas em datas específicas. Sabemos que ela promove o desenvolvimento de diversas capacidades humanas, dessa forma se torna um conteúdo alicerce nas aulas de Educação Física escolar.

Educação Física é uma área educativa muito importante assim como as outras, onde visa desenvolver do individuo suas aptidões de habilidades e capacidades, e estar sempre sendo colocado como um papel secundário dentro da educação (LE BOULCH, 1988)

 Um pouco mais a fundo a partir de estudos verificamos também que a dança faz parte da construção cultural da humanidade, logo temos uma disciplina que trabalha ritmos, coordenação, equilíbrio, socialização e também permite que o indivíduo descubra seu próprio corpo e tendo visão criticam compreensiva e sensível do mundo. A dança é uma arte a qual se utiliza os movimentos do corpo para expressar sentimentos, auxiliados de uma musica, é uma forma de interação social onde os alunos desenvolvem relações pessoais, contato corporal, comunicação, uma forma de comunicar-se usando uma linguagem própria, não verbal entre os humanos.

Apesar de ser inferida na lei 13278/16 como conteúdo obrigatório na educação básica brasileira, a dança na área escolar muitas vezes não possui sua devida atenção, é usada apenas em datas festivas. Ela contribui para trabalhar as capacidades físicas como: coordenação, equilíbrio, ritmo, estresse, postura, socialização e faz com que os alunos explorem o espaço e manipulam os gestos e seus movimentos, facilitando a integração entre os participantes e a convivência e o respeito ás diferenças (VAZ, 2009).

 Também devemos lembrar-nos do seu cunho cultual, quando são oferecidos diferentes ritmos trabalhados juntos aos seus contextos históricos, ela permite que o indivíduo amplie seu repertório de experiências e seu conhecimento intelectual, assim também estamos contribuindo para a formação de um individuo critico que tenha fundamentação ao se posicionar diante de comentários leigos defendendo seu lugar, não só na dança mas também nos seus outros espaços de convivência, oque auxiliará na construção de uma sociedade mais autônoma e pensadora.

Sabendo que a prática da Educação Física pode melhorar a qualidade de vida e proporcionar lazer, desenvolvemos o projeto “Vem dançar com a gente”, a fim de levar as pessoas formas de trabalhar as capacidades motoras, o contexto histórico, prazer e experiências que a dança nos dá. Sendo assim irei trabalhar com os Moradores de Santa Teresa-Es, variados ritmos de dança. Visto que a cidade sofre forte influência de culturas locais, que são relembradas todo ano na festa do Imigrante italiano, onde as danças são baseadas na etnia: Italiana, decidi então juntar as experiências já adquiridas por esses moradores com ritmos que vão além da sua contextual idade cultural.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos Moradores experiências com novos estilos de dança, acrescentando o conhecimento de novas culturas.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar novas experiências de dança a partir dos ritmos selecionados pelos participantes do projeto;

- Trabalhar consciência corporal, coordenação motora através de coreografias;

- Desenvolver formas para debater o preconceito dentro da dança (gêneros, culturas, religião, etc.)

4. JUSTIFICATIVA

No decorrer do curso pudemos experimentar diversas modalidades diferentes, ou ir mais a fundo naquelas que já tínhamos. Dentre elas a dança, onde as metodologias usadas nos despertaram interesse e uma afinidade maior pela pratica, dessa forma decidimos reproduzir isso em nosso projeto.

Visto que a dança esta implantada no currículo escolar por lei, surgiu o interesse em trabalhar ela na escola uma vez que não é dada a visibilidade necessária, sendo usada na maioria das vezes em datas festivas. E a partir disso daí trabalhar conceitos atuais onde a dança se torna um instrumento que abrange diversos pontos.

Comparando a dança que nos foi apresentada em sala com a dança que a criança tem como experiência, buscaremos um ponto comum que venha auxiliar no processo de aprendizagem dentro da Educação Física trazendo debates que contribuam para nossa área acadêmica, justificando então a sua importância.

5.REFERENCIAL TEÓRICO

5.1 BENEFÍCIOS DA DANÇA

A dança é uma atividade que trabalha o corpo, mas também possibilita que o indivíduo se expresse, descobrindo a si mesmo e as outras pessoas, para aqueles que a praticam, ela garante força muscular, corporal e autoestima por meio dos movimentos realizados (Garcia, 2006). 

A dança é uma manifestação comum a todos os grupos sociais, assim além de um passatempo, divertimento, lazer, prazer, distração ela age também como fim educativo.

5.2 A DANÇA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com