TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento como fator de emprego

Tese: Treinamento como fator de emprego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Tese  •  3.037 Palavras (13 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 13

treinando como fator de empregabilidade.

Assista ao vídeo sobre treinamento e entenda como ele é imprescindível para as empresas de vanguarda.

https://www.youtube.com/watch?v=ejWS5V89ypc

,editando e finalizando em 12’50 min.

Antes de investir em um programa de treinamento é essencial levantar as necessidades de treinamento, investigando quem precisa de treinamento e o que deve ser ofertado. Toda empresa, independente do seu tamanho ou ramo de atuação, possui carências com relação às necessidades de treinamento.

Atualmente, empresas estão investindo em universidades corporativas. Universidade Corporativa é a empresa ou área da empresa com responsabilidade e autoridade formais de elaborar e operacionalizar programas de desenvolvimento e disseminação do seu capital humano, sustentado pelos conhecimentos, habilidades e atitudes – atuais e potenciais – dos seus profissionais, com a finalidade de otimizar as diversas questões estratégicas, principalmente táticas e operacionais, da empresa. (OLIVEIRA, 2012, p. 49)

Vamos entender como elas funcionam?

Assista à reportagem exibida sobre o assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=Ge7q4-JsuR4

O vídeo nos mostra que a universidade corporativa (UC) surge como uma nova proposta à aprendizagem e ao desenvolvimento dos indivíduos e grupos organizacionais.

A primeira Universidade Corporativa surgiu nos Estados Unidos na década de 50, com a iniciativa de Jack Welch, da General Eletric, e sua difusão se deu a partir do final dos anos 80. A Universidade Corporativa, ao ser criada, tinha o objetivo de complementar a formação acadêmica de seus profissionais, já que as escolas tradicionais não acompanhavam o ritmo das mudanças impostas pela globalização.

Do ponto de vista do funcionário, as universidades corporativas são oportunidades de desenvolvimento, de empregabilidade e preparação para o seu plano de carreira.

Link: Visite o site da Universidade Corporativa da Algar. O link de acesso é: http://www.unialgar.com.br/apresentacao.aspx

Atualmente muito se discute sobre o papel da educação como fonte de motivação para o trabalho. Rodrigues et al. (2003) apresentam três tipos de educação: educação organizacional, educação pessoal e educação técnica

A educação organizacional refere-se ao conhecimento que o indivíduo possui sobre a realidade organizacional, ou seja, sua história, missão, visão, valores, objetivos, estrutura e sistemas; a educação pessoal refere-se ao grau de conhecimento que o indivíduo possui de seus talentos e potencialidades e de como os utiliza no planejamento das atividades no trabalho, portanto a educação pessoal desenvolve o autoconhecimento; a educação técnica refere-se ao aprendizado dos conceitos, valores e técnicas necessários para a realização das tarefas. O autor resume a importância desses três tipos de educação da seguinte forma:

[...] a educação técnica abre novas perspectivas para a execução das tarefas; a educação pessoal revela as diferentes capacidades individuais a serem exploradas; e a educação organizacional propicia novos mecanismos de planejamento, organização, controle e avaliação do trabalho (RODRIGUES et al., 2003, p. 103).

Toda e qualquer avaliação do trabalho deve ser sustentada por informação. Na sociedade do conhecimento, a informação é matéria-prima para as organizações, podendo significar vantagem competitiva. A educação dá subsídios para o uso eficaz da informação. Assim, cabe-nos apresentar a função da informação sustentando a tomada de decisões nas transformações do ambiente corporativo:

A informação tem a função de exercer um impacto e influenciar sobre o julgamento e comportamento do indivíduo, tentando moldar o seu receptor, fazendo diferença em sua perspectiva de inovação, criação e/ou mudanças tanto para uma organização quanto para o próprio indivíduo. Para que isso ocorra, ela deve ser atualizada, caso contrário tende a ser uma informação nada condizente ao contexto em que poderia ser utilizada (TAVARES, 2010, p. 20).

Tavares (2010) complementa afirmando que a tomada de decisão correta sobre uma determinada situação só é possível se a informação for utilizada adequadamente para a construção de novos conhecimentos.

Dessa forma, podemos concluir que a informação compreendida e trabalhada gera novos conhecimentos que direcionam o crescimento profissional (técnico), pessoal e organizacional, favorecendo a motivação necessária para que as pessoas usem seus talentos e criatividade para o alcance de objetivos pessoais e organizacionais.

Para saber mais

Como estamos falando de mudanças, estamos falando em abandonar o status quo que pode nos levar à inovação.

Quero aproveitar para compartilhar com vocês um vídeo muito bacana sobre uma nova técnica de ministrar educação organizacional, denominada “Palestra musical - Treinamentos Empresariais com Música - Educação Corporativa - Parte I”. Vamos conhecer essa nova metodologia? Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=lPjxNEEFHaM

Atualmente, a competitividade das empresas relaciona-se às pessoas que atuam nas organizações e não somente à tecnologia e às máquinas. Em virtude disso, muitas organizações vêm gradativamente aumentando o investimento nas pessoas, desde a seleção dos candidatos até seu desligamento, muitas vezes através de ações de treinamento, coaching, desenvolvimento, educações, entre outras.

O que você sabe sobre coaching?

O termo é muito utilizado no mundo esportivo, vem de coach, que significa treinador. Por ser uma metodologia de desenvolvimento de profissionais recente dentro das organizações, ainda se discute quais são exatamente suas características, como é o método e a forma de atuar do profissional designado a colocá-la em prática, bem como para quais situações o programa de coaching deve ser aplicado.

Para saber mais

As definições sobre o assunto são muitas, mas a essência do coaching é ajudar uma pessoa a ir à direção que deseja. É apoiar para que ela se torne aquilo que deseja, auxiliando-a a revelar seu potencial e melhorar seu desempenho. Para se inteirar mais sobre o assunto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com