TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas Para Apresentação De Trabalhos Acadêmicos

Artigos Científicos: Técnicas Para Apresentação De Trabalhos Acadêmicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo exibir algumas técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, com o objetivo de expor os métodos mais conhecidos para se apresentar trabalhos acadêmicos incluindo os tipos e a estrutura dos trabalhos acadêmicos que podemos encontrar hoje em dia.

Os métodos para a criação de trabalhos acadêmicos no brasil surgiram com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que foi fundada em 1940, mais sua lei foi criada em de 21 de novembro de 1962, e virou a lei Nº 4.150, que diz o uso de rótulos, selos, letreiros, sinetes e certificados demonstrativos da observância das normas técnicas chamadas “marcas de conformidade”.

Para elaborar o texto de um trabalho acadêmico temos uma series de normas para seguir, visando manter a conformidade e a ordem dos trabalhos, mas para apresentação oral não possuímos nenhum órgão que diz como deve ser apresentado um trabalho acadêmico oralmente, mais a cobrança sempre vem seja na monografia, TCC, conferencias, aulas, palestras, a vida acadêmica e cheia de apresentações e exposições.Então quando se for apresentar um trabalho oralmente deve se seguir algumas instruções básicas para mante sempre o interesse do público de olho no trabalho que está sendo apresentado.

PREPARANDO O CONTEÚDO E A APRESENTAÇÃO

Fávero et al (1999, p.21) afirma que:

A produção de um texto falado corresponde a uma atividade social que requer a coordenação de esforços de pelo menos dois indivíduos que tem objetivos em comum; o desenvolvimento do texto falado está diretamente ligado ao modo como a atividade é organizada entre os participantes. Essa organização resulta de decisões interpretativas, inferidas a partir de pressupostos cognitivos e culturais, tomadas durante o curso da conversação.

É necessário planejar a apresentação para que se tenha segurança na comunicação, o nível do tema do trabalho na maioria dos casos é fornecida ao aluno uma lista de opções ou uma área abrangente. Quando houver o direito de escolhas na escolha do tema, deves tentar que a tua opção seja algo que interesse a pessoa que irá apresentar o trabalho, com a qual se sinta o mais à vontade possível para falar e que não seja de difícil obtenção e organização da informação.

Quando se estiver fazendo a pesquisa para apresentação do trabalho, uma boa ideia é fazer uma pesquisa rápida e escreveres uma lista de subtítulos,para assim, ter o trabalho mais organizado e não se perder no meio da pesquisa.Depois de recolher as informação brutas e necessárioorganiza um texto onde deve-se resumir e selecionar asprincipais informações que se quer passar para o público alvo. É sempre bom procurar por alguma curiosidade no texto para maximizar a atenção da plateia, mais importante é sempre elaborar o texto por si próprio assim quando chegar a hora de apresentar não irá se perder tão facilmente no texto.

É sempre importante gastar um bom tempo do trabalho preparando o conteúdo audiovisual, um vídeo ajuda a plateia a interessar-se pelo teu trabalho, o uso de slides com imagens é uma ideia interessante e cativante. Sempre tomando cuidado para não colar textos extensos nos slides pois isso desmotiva a plateia, citações e pequenos resumos são sempre bem vindos na hora de fazer a explicação do conteúdo.

O ensaio é essencial para se manter seguro na hora da apresentação, pois quanto menos papel estiver usando na hora de apresentar melhor, quando estiver ensaiando e sempre bom dizer sozinho em voz alta.

De acordo com Biber apud Fávero et el (1999, p.11):

Certamente, em termos de desenvolvimento humano, a fala é o status primário. Culturalmente os homens aprendem a falar antes de ler e escrever. Todas as crianças aprendem a falar (excluindo-se as patologias): muitas crianças não aprendem a ler e a escrever. Todas as culturas fazem uso da comunicação oral; muitas línguas são ágrafas. De uma perspectiva histórica e da teoria do desenvolvimento, a fala é claramente primária.

Suas roupas falam a própria língua, lembrando sempre que não há uma regra absoluta para as roupas, procure

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com