TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos atuais na educação

Resenha: Tópicos atuais na educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Através deste trabalho, que se trata do tema: “Temas Atuais em Educação”. Irei abordar sobre como encarar essas diferenças buscando a melhorar, progredir ao falarmos desse assunto detectados neste trabalho.

Estudar e debater questões da política educacional, com destaque inicial para o ensino público básico, aprofundando a reflexão teórica, inserindo-a na discussão de temas mais amplos como educação e democracia, qualidade do ensino, projetos e reformas educacionais, formação

de professores, entre outros aspectos.

Quanto aos profissionais desta área, leva-los ao ponto de questionar para que há melhoria no ensino aprendizagem de uma forma satisfatória para os alunos, diante da situação em que eles apresentam, despertando neles o interesse e cada vez mais almejar o aperfeiçoamento, incentivando e mostrando que são capazes de absorver qualquer dificuldade diante dos recursos e boa vontade dos professores, podendo através das iniciativas mostrar-lhes um trabalho digno, sendo realizado um trabalho da melhor maneira possível pondo em prática o que está necessitando, e assim realizar um trabalho da melhor forma , sem excluir ou deixar de lado aqueles que apresentam dificuldades, precisam de atenção e apoio em qualquer aspecto, para que eles também possam ter um excelente desempenho de acordo com o procedimento da escola.

De acordo com Paulo Freire, a escola tem como objetivo, diante das dificuldades apresentadas tomar como objetivo a concepção de melhorias dos problemas que constam no cotidiano de cada aluno. Em cada caso pode se trabalhado de forma diferenciada para que possam buscar e alcançar um resultado positivo, a construção do conhecimento começa pelas dificuldades.

A escola precisa ter projeto, precisa de dados, precisa fazer sua própria inovação, planejar-se a médio e a longo prazos, fazer sua própria reestruturação curricular, elaborar seus parâmetros curriculares, enfim, ser cidadã. As mudanças que vêm de dentro das escolas são mais duradouras do que as impostas de fora. Da sua capacidade de inovar, registrar, sistematizar a sua prática/experiência, dependerá o seu futuro. Nesse contexto, o educador é um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito do sua própria formação. Ele precisa construir conhecimento a partir do que faz.

Para isso ele também precisa ser curioso, buscar sentido para o que faz e apontar novos sentidos para o quefazer dos seus alunos. Em geral temos a tendência de desvalorizar o que fazemos na escola e de buscar receitas fora dela quando é ela mesma que deveria governar-se. É dever dela ser cidadã e desenvolver na sociedade a capacidade de governar e controlar o desenvolvimento econômico e o mercado. A cidadania precisa controlar o Estado e o Mercado. A escola precisa dar o exemplo, ousar construir o futuro. Inovar é mais importante do que reproduzir com qualidade o que existe.

A matéria prima da escola é sua visão do futuro. A presença do professor é importante, mas de um novo professor, mediador do conhecimento, sensível e crítico, aprendiz permanente e organizador do trabalho na escola, um orientador, um cooperador, curioso e, sobretudo, um construtor de sentido, um cidadão. Ensinar não é transferir conhecimentos. É criar as possibilidades para a sua produção, para a sua construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com