TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM MAPA DE RISCO

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE SANTA RITA FASAR - FASAR[pic 1]

FACULDADE SANTA RITA FASAR DE CONS. LAFAIETE

CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA

Natanael José das Graças Silva

Roberta Lidiane da Costa

TRABALHO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

CONSELHEIRO LAFAIETE

2016

Natanael José das Graças Silva

Roberta Lidiane da Costa

TRABALHO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho apresentado ao 5º período do curso de Eng. Metalúrgica à disciplina de Segurança do Trabalho da Faculdade Santa Rita Fasar de Conselheiro Lafaiete.

Prof.ª Jordana Epitafio

CONSELHEIRO LAFAIETE

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................4

2. TIPOS DE AGENTES..................................................................................6

2.1. Físicos.....................................................................................................6

2.2. Químicos.................................................................................................6

2.3. Biológicos...............................................................................................7

2.4. Ergonômico.............................................................................................7

2.5. Acidentes.................................................................................................7

3. COMO ELABORAR UM MAPA DE RISCO...............................................8

4. MAPA DE RISCO DA ENCEL LTDA.........................................................9

4.1. Informações dos setores analisados..................................................10

5. CONCLUSÃO............................................................................................10

REFERÊNCIAS.............................................................................................11

1. Introdução  

Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.)”.

O mapa é um levantamento dos pontos de risco nos diferentes setores das empresas. Trata-se de identificar situações e locais potencialmente perigosos. A partir de uma planta baixa de cada seção são levantados todos os tipos de riscos, classificando-os por grau de perigo: pequeno, médio e grande. Estes tipos são agrupados em cinco grupos classificados pelas cores vermelho verde, marrom, amarelo e azul. Cada grupo corresponde a um tipo de agente: químico, físico, biológico, ergonômico e mecânico.

O mapa deve ser colocado em um local visível para alertar aos trabalhadores sobre os perigos existentes naquela área. Os riscos serão simbolizados por círculos de três tamanhos distintos: pequeno, com diâmetro de 2,5 cm; médio, com diâmetro de 5 cm; e grande, com diâmetro de 10 cm. Quando num mesmo local houver incidência de mais de um risco de igual gravidade, utiliza-se o mesmo circulo, dividindo-o em partes, pintando-as com cor correspondente ao risco. A ideia é que os funcionários de uma seção façam a seleção apontando aos membros da CIPA os principais problemas da respectiva unidade. Na planta da seção, exatamente no local onde se encontra o risco deve ser colocado o círculo no tamanho avaliado pela CIPA e na cor correspondente ao grau de risco. A (empresa receberá o levantamento e terá 30 dias para analisar e negociar com os membros da CIPA ou do SESMT), se houver, prazos para providenciar as alterações propostas. Caso estes prazos sejam descumpridos, a CIPA deverá comunicar a Delegacia Regional do Trabalho.

Tabela 1

[pic 2]

    Tabela 2

[pic 3]

2. Tipos de agentes

2.1. Físicos

Ruído: EPC: Enclausura mento de maquinas produtora de ruído; isolamento do ruído. EPI: utilizar protetor auricular tipo concha ou plug.

Realizar exames audiométricos periódicos e revezamento. A empresa obriga e controla o uso de EPI. Vibrações: Reduzir o tempo de exposição, realizando revezamento dos trabalhadores expostos.Radiações - EPC: Isolamento da fonte de radiação(ex: Biombo protetor para operação em solda), enclausura mento da fonte de radiação (ex:pisos e paredes revestidos de chumbo em salas de raio-x.)EPI: Utilizar avental, luva perneira e mangote de raspa para soldador, óculos para luminosidade, mascara de solda de proteção dos óculos e face contra radiação. Realizar exames periódicos

Calor e Frio: EPC: Ventilar o local com a função de retirar o calor e gases dos ambientes, isolamento das fontes de calor/frio.
EPI: Utilizar avental bota capus luvas especiais para trabalhar em frio. Intensificar a ingestão de líquidos para manter a hidratação do corpo. Pressões anormais: Por se tratar de uma atividade de alto risco, exige legislação especifica (NR-15) a ser obedecida

Umidade: EPC: estudo modificações nos processos de trabalho, colocação de estrados de madeira, ralos para escoamento. Utilizar luvas de borrachas botas aventais e vestimenta impermeável.

2.2. Químicos

Poeiras, Fumos, nevoas gases, vapores, óleos e graxas. Via cutânea (pele); Via digestiva (Boca); Via respiratória (Nariz).

EPC- Ventilação exaustão do ponto de operação, substituição do produto químico utilizar outro menos toxico, redução do tempo de exposição, estude de alterações de processos de trabalho, conscientização de risco no ambiente.
EPI: Utilizar mascara de proteção respiração para poeira, para gases e fumos luva de borrachas adequadas ou químicas para trabalhos com produtos químicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (392.2 Kb)   docx (281.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com