TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VARIAÇÃO LINGUISTICA

Artigos Científicos: VARIAÇÃO LINGUISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

arlos é profissional de uma empresa que atende muitas pessoas todos os dias. Em seu local de trabalho, há pessoas de diferentes níveis sociais, econômicos e escolares. Na sala de café reservada aos gerentes, duas funcionárias que servem os lanches e cuidam da limpeza costumam fazer seus trabalhos de acordo com o esperado. Carlos, no entanto, não gosta da forma como elas se expressam às vezes. Em uma das ocasiões que lhe chamou a atenção, uma delas disse a outra que “não tinha probrema, que ela ia resolver”, referindo-se a um copo que havia sido derrubado no chão. Ele acredita que elas devam ser dispensadas do emprego.

Tendo em vista a situação acima descrita e as discussões sobre variedades linguísticas desenvolvidas, escreva uma análise, entre cinco e dez linhas, sobre o posicionamento de Carlos diante das funcionárias, a partir da seguinte pergunta: a postura dele é adequada, tendo em vista o conceito de variedades linguísticas?

Avaliação

Seu texto será avaliado a partir dosseguintes critérios:

• Análise leva em conta, de forma correta, a discussão sobre variedades linguísticas exposta no conteúdo referencial

• Análise explora o conceito de variedade linguística a partir da situação apresentada para estudo

• A resposta está redigida de forma coesa e coerente, com boa organização de parágrafo

• A resposta está escrita na norma padrão da língua portuguesa

Resposta

Resposta Selecionada:

Segundo o dicionário ortográfico brasileiro, "Variação Linguística" é o conjunto de variações de uma língua formado a partir de diferentes condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Ou seja, nada mais é do que formas diferentes de dizer a mesma coisa, em uma mesma língua, porém com palavras e expressões diferentes.

Sendo assim, obviamente não faz sentido algum demitir uma pessoa simplesmente por ela se expressar de uma forma diferente da minha ou da sua, até porque, infelizmente, ela não deve ter tido acesso à qualidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com