TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E NÍVEIS DE LINGUAGEM APRESENTAÇÃO

Por:   •  4/6/2019  •  Resenha  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 3

O Brasil apresenta uma diversidade de dialetos, característicos de cada região. Eles fazem parte da variação linguística. Essas variações ocorrem devido a fatores como colonização, influências regionais, culturais e climáticas. Por isso há palavras diferentes com significados iguais em cada região.

PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS BÁSICOS,

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E NÍVEIS DE LINGUAGEM APRESENTAÇÃO

A linguagem é qualquer sistema utilizado pelo ser humano para se comunicar. A área que estuda os fenómenos da língua e da fala se chama linguística. Dentro da área da linguística existem várias subdivisões, de acordo com a concentração de estudos. Nesta Unidade de Aprendizagem você conhecerá os princípios linguísticos básicos utilizados na comunicação, tais como a língua, a fala e as relações entre o signo, o significante e o significado. Também verá uma breve introdução sobre as variações linguísticas e os diferentes níveis de linguagem.

Língua : A linguagem é um importante instrumento de comunicação e um conjunto de sinais que podem ser:

●ESCRITO

●FALADOS

●GESTOS

Ambos são utilizados para expressar ideias, pensamentos, sentimentos, e experiências.

Fala: Forma pela qual cada um utiliza a língua.

1) Como se chama a área que estuda os fenómenos linguísticos?

A)Linguística.

A área que estuda os fenómenos linguísticos é chamada de linguística. Essas área tem subdivisões que tratam de cada particularidade dos fenómenos.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

●Leitura contextual

° Visa a interpretação e construção de sentido de texto.

° Considera informações explícitas e recupera as pistas deixadas no texto

( informações implícitas).

1) Considerando as informações contextuais da crônica de Clarice Lispector, a função principal da mulher, no ano de 1960, como dona de casa era:

Dirigir um lar – Clarice Lispector - 24 de fevereiro de 1960

Somente uma mulher, e dona de casa, sabe e reconhece a grande tarefa que é bem dirigir uma casa. A dona de casa tem de ser, antes de tudo, uma economista, uma “equilibrista” das finanças, principalmente, com as dificuldades da vida atual. O lar é o lugar onde devemos encontrar a nossa paz de espírito num ambiente limpo, sadio e agradável e cabe à mulher providenciar isso [...]

A boa dona de casa é a que sabe dar ordens e acompanha de perto a sua execução. É a que mantém a limpeza, a ordem, o capricho em sua casa, sem fazer desta um eterno lugar de cerimônias, de deveres, onde tudo é proibido. É a que faz de sua casa o lugar de descanso, da felicidade, do marido e dos filhos, onde eles se sentem realmente bem, à vontade e são bem tratados. O melhor lugar do mundo.

C)Gerir a casa e mantê-la em ordem.

Essa função foi definida no início do texto e explicitada ao longo dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com