TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDA MARIA

Ensaios: VIDA MARIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVER. COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ

ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

PROFESSOR/A: NELI BASTEZINI KRONBAUER

ACADÊMICO/A: DAIANE R. ROMAN E ADRIANE DE JESUS

ANALISE DO CURTA METRAGEM

“VIDA MARIA”

Este filme nos mostra a realidade enfrentada por muitas famílias, especialmente nordestinas, destacando em especial a pobreza em que vivem. A pobreza é tão grande que afeta a todos de forma que causa inúmeros problemas, entre eles podemos destacar: o analfabetismo, a falta de cultura, a falta de planejamento familiar, a convivência restrita, o ciclo de gerações que continua sempre com os mesmos problemas, com tudo isso, as pessoas ali não conseguem constituir uma boa cidadania.

Infelizmente, pode-se afirmar que o analfabetismo é um dos agravantes problemas existentes nesse mundo que as “Marias” vivem. A família não valoriza a educação, pois os pais tiram o direito das crianças de estudar, de brincar, afastando-as de suas infâncias. No filme a mãe Maria Aparecida, impede a filha de continuar ajoelhada, apoiada em um caderno, no qual “desenha seu nome”, para lhe ajudar nos afazeres, acreditando que o simples fato de trabalhar ira melhorar suas vidas. Por essa falta de informação vão levando de geração em geração o analfabetismo e a exploração infantil.

Também, podemos destacar a falta de planejamento familiar, já que todas as famílias são constituídas de um grande número de filhos. O filme mostra a história de várias “Marias” que vivem dedicando-se a casa, ao marido e gerando muitos filhos, aumentando assim a dificuldade para o sustento de todos, já que esses seguem os passos dos pais. A falta de informação, devido ao isolamento que vivem, e o esquecimento dos mesmos, por parte dos governantes, é o que os impedem de ter conhecimento sobre como se prevenir, assim planejar melhor o crescimento familiar. Esse motivo faz crescer o número de pessoas na família, e com isso aumentar a pobreza.

Sobre a cultura, observamos que as personagens são desprovidas de tal, ou que a mesma pouco se faz presente. Isso se deve, em especial, à simplicidade e o modo que vivem, em um meio humilde e sofrido. A pouca cultura ali existente vem de gerações passadas. Ex.: Maria José segue os passos da mãe e sua filha os seus, seguindo o modo de vida, valores e hábitos, ou seja, este processo é uma herança cultural.

Toda convivência que podemos ver no filme é restrita, pois a história toda acontece dentro de um limite de território, um pátio todo cercado. Essas “Marias” fazem parte da população que é excluída e esquecida pela sociedade e governantes, o que geralmente acontece nas regiões mais pobres. A única convivência que se pode observar acontece entre eles mesmos, família, e talvez com algum vizinho, que no filme não aparecem. No filme as pessoas nascem, crescem, reproduzem-se e morrem, sem muito contato com o restante do mundo.

O ciclo de gerações perpetua-se de forma marcante. É o desenvolver inteiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com