TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Maria

Por:   •  12/4/2015  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

VIDA MARIA

Vida Maria é um curta-metragem produzido por Márcio Ramos de duração de oito minutos e trinta e cinco segundos, que se passa no Ceará.

Retrata a vida de Maria José, que no início do filme esta debruçada sobre a janela escrevendo o próprio nome, atividade que a deixa muito feliz.

Sua mãe ao vê-la a impede de continuar escrevendo, com uma violência inconsciente.

A mãe dá ordem a Maria José para cuidar dos afazeres domésticos como: dar água para os animais e varrer o quintal, pois sua mãe limitada em seus conhecimentos acredita que a alfabetização não acrescentaria na sua realidade.

Devido à família apresentar condições de vida difíceis, como dificuldade em se obter água, o solo árido e sol extremamente quente.

Maria José não desfrutou dos prazeres da infância como estudar e brincar, que são de suma importância para o bom desenvolvimento psicossocial do ser humano. Portanto ela cresceu e dedicou-se aos afazeres da casa, deixando de lado o estudo.

Ela constituiu família com Antônio, e durante uma das gestações, Maria José está no pilão quando olha para o sol e suspira profundamente.

Possivelmente neste momento ela se dá conta, o quanto o tempo passou sem que houvesse alguma mudança.

Sua família é composta por oito filhos, sete homens e uma mulher, Maria de Lourdes.

Ao ver Maria de Lourdes debruçada sobre a janela escrevendo, repete a ela as mesmas palavras usadas por sua mãe sobre a alfabetização, e ordena a fazer os afazeres domésticos. Maria de Lourdes a obedece imediatamente.

Maria José neste momento fecha os olhos por alguns instantes e os abre novamente e deixa transparecer um sentimento de tristeza e pesar, por se recordar de sua própria história. Nesse dia a sua mãe havia falecido então ela se volta para o velório e se aproxima do caixão.

A história vem se repetindo por gerações, a se notar pelo caderno que Maria de Lourdes escrevia detalhe que se nota no final do filme, quando o vento folheia o caderno apresentando o nome de várias Marias com a herança cultural de suas mães. De cuidadoras dos afazeres domésticos que se tornaram amargas e tristes.

O curta-metragem é excelente pela riqueza de detalhes e informações nele contido.

Retratando a vida de mulheres nordestinas, enfocando o nível cultural e a ausência de políticas públicas que resultam em condições precárias e anulação da qualidade de vida de famílias.

Consegue transmitir tais informações em poucos minutos e como essa realidade influência na vida das pessoas mesmo com o decorrer do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com