TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Vida Maria - roteirizado por Márcio Ramo

Por:   •  12/2/2016  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 2

O curta-metragem Vida Maria que foi roteirizado por Márcio Ramos retrata a vida de diversas famílias nordestinas, que no filme são representadas por Maria José e sua família, que vivem no meio rural e que têm como meio de sobrevivência a agricultura familiar de subsistência e/ou a criação de animais. No curta, a personagem Maria José quando criança ainda aprendendo a escrever, teve seu aprendizado interrompido para que pudesse ajudar sua mãe com o trabalho da roça. Com isso a Maria cresceu sem escolaridade e logo cedo constituiu família, perpetuando o modo de vida que diversas Marias antes dela também tiveram e que continuam a reproduzir essa maneira de criação para seus filhos de forma que essas pessoas cresçam sem a perspectiva de um futuro diferente do de seus progenitores dando continuidade ao modo de vida rural, sobrevivendo de baixa renda e com uma vida simples e sofrida no interior nordestino.

O filme mostra a realidade de diversas famílias pobres do interior nordestino que não têm condições de mudar de vida já que as pessoas ainda quando crianças não podem aproveitar sua infância pois por conta da pobreza elas começam a trabalhar cedo nas roças para ajudar seus pais e não conseguem sequer ter acesso à escola.

A precariedade do ensino nas zonas rurais é um problema antigo no Brasil e que deve ser combatido, de forma que não só o poder público mas também as famílias que vivem nesta situação possam se conscientizar que a educação é um meio para mudar este quadro, e para isso é necessário que sejam feitas escolas públicas, não só de qualidade mas também acessíveis às pessoas que vivem mais distantes dos grandes centros urbanos. Em suma, deve-se haver mais investimentos na educação para que o país se desenvolva e que todos tenham a chance de buscar um futuro melhor para si e para sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com