TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Maria

Trabalho Universitário: Vida Maria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Escola de Saúde e Biociência

Que papel é atribuído à escola, ou seja, para que os alunos devem ir à escola, ou o que se espera que a escola ensine e para que esses estudos são necessários?

Foi escolhido o vídeo “Vida Maria” para responder à pergunta, este vídeo representa a vida de muitas pessoas no interior do Brasil, o vídeo representa mais a população que vive no nordeste, porém, este caso se assemelha a muitos outros no Brasil inteiro. Muitas vezes os próprios pais não incentivam seus filhos a estudarem e irem a escola, acreditam que é uma perda de tempo e que seus filhos devem se dedicar a aprender a cuidar da casa e da família. As mulheres a aprender a cozinhar, lavar, passar entre outros serviços domésticos, e o homem a cortar lenha, trabalhar na roça, e etc. Estudos apontam que o incentivo dos pais à educação, pois pode promover condições favorecedoras para a aprendizagem da criança. (SOARES, SOUZA & MARINHO, 2004). Por isso, muitas vezes a falta de incentivo dos pais são um dos fatores que levam as crianças e adolescentes a deixarem de estudar. Em 2006, 2,7% das crianças entre 10 e 14 anos não estavam estudando, e 17,8% entre adolescentes de 15 e 17 anos. Segundo um estudo realizado por Neri et al (2009), cujo objetivo era investigar o motivo da evasão escolar, registrou que 2,9% das crianças deixavam de ir à escola porque seus pais ou responsáveis não queriam que frequentassem a escola.

Nestes tipos de situações, os pais acreditam que a escola não levará a nada, pois nela não se ensinará os serviços que a criança necessita aprender para ajudar os familiares, mas este é uma ideia que deve ser mudada. A família precisa enxergar que a educação faz parte de um dos direitos da criança e que a escola é um local onde lhe será proporcionado a capacidade de se desenvolver como cidadão, dar aos alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar, mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. A escola deve ensinar aos alunos aquilo que for necessário para ter uma base educacional de qualidade, mas a escola não é responsável por educar as crianças. É importante ensinar questões como ética, moral, responsabilidade e entre outros aspectos, mas é ainda fundamental que estes e outros assuntos sejam ensinados primeiro pelos pais e familiares.

Os estudos são necessários para proporcionar o desenvolvimento do senso crítico, de tornar-se um sujeito pensante, capaz de utilizar seu potencial de pensamento na construção e reconstrução de conceitos, habilidades e valores. (LIBÂNEO, 1998) Ter a oportunidade de sair da ignorância e ter a capacidade reflexiva para determinar o que é melhor para seu futuro. A escola com um ensino de qualidade, é um ambiente essencial para o crescimento de todos, e os pais devem estar cientes disto e fazer a sua parte, apoiando e incentivando seus filhos a não desistirem de seus futuros.

Referências

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com