TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variação Linguistica

Trabalho Escolar: Variação Linguistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

Língua, Linguagem e Variação lingüística

Existem diferentes variações ocorridas na língua, entre elas estão:

Variação Histórica - Aquela que sofre transformações ao longo do tempo. Como por exemplo, a palavra “Você”, que antes era vosmecê e que agora, diante da linguagem reduzida no meio eletrônico, é apenas VC. O mesmo acontece com as palavras escritas com PH, como era o caso de pharmácia, agora, farmácia.

Variação Geográfica ou Regional (os chamados dialetos) - São as variações ocorridas de acordo com a cultura de uma determinada região, tomamos como exemplo a palavra mandioca, que em certas regiões é tratada por macaxeira; e abóbora, que é conhecida como jerimum.

Destaca-se também o caso do dialeto caipira, o qual pertence àquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de ter uma educação formal, e em função disso, não conhecem a linguagem “culta”.

Variação Sociocultural- É aquela pertencente a um grupo específico de pessoas. Neste caso, podemos destacar as gírias, as quais pertencem a grupos de surfistas, tatuadores, entre outros; a linguagem coloquial, usada no dia a dia das pessoas; e a linguagem formal, que é aquela utilizada pelas pessoas de maior prestígio social.

Fazendo parte deste grupo estão os jargões, que pertencem a uma classe profissional mais específica, como é o caso dos médicos, profissionais da informática, dentre outros.

Variação Coloquial- Linguagem coloquial é a que usamos no dia-a-dia, mais espontânea e dinâmica, onde se permite gírias, apelidos, expressividade afetiva conseguida pelo emprego de diminutivos, aumentativos, interjeições e expressões populares. Exemplo: “Aa você é uma gracinha!”.

Linguagem formal

Caracteriza-se por conter linguagem que obedece a gramática e aos padrões da língua formal. É a linguagem que deve ser utilizada na expressão escrita e em situações formais.

Exemplo: Dr. Ernani: Boa-noite. Sinto-me lisonjeado por ter sido convidado para fazer o discurso de abertura de um congresso tão importante que discutirá as inovações da medicina cardiovascular.

Linguagem informal

Caracteriza-se por conter expressões utilizadas na linguagem oral, na fala cotidiana, de maneira informal e descontraída sem preocupação com as normas gramaticais. É uma linguagem mais livre e espontânea.

Exemplo: “Oi Carla! Desculpe a cara-de-pau, tá, mas não tem outro jeito de lhe dizer isso: Tô xonadão em você! Estou com pressa , tá ligada?... tô num baita aperto.Não liga não, tá ligada?! Num to sujo no pedaço não, tá ligada?! Olha são coisas de família,tá ligada?! Quando puder lhe escrevo de novo. Tô com a corda no pescoço. Um beijo de quem é maluco por você, Guto.

A língua é um produto social e cultural constituído por signos linguísticos, caracterizado por um código, e a linguagem é o veículo de expressão.

Como vimos anteriormente, a língua também varia de acordo com o contexto de comunicação, já que não falamos sempre do mesmo modo. Sendo necessário, portanto, distinguir informalidade da linguagem vulgar ou popular.

Mas afinal qual é a diferença entre linguagem e língua?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com